A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural. Além disso, é possível fazer um bate volta a partir da capital. Por isso, não podemos deixar de fora do roteiro a cidade denodada, a terra de João Ubaldo Ribeiro, grande escritor brasileiro.
Nosso roteiro pela Ilha de Itaparica, incluiu conhecer o Centro Histórico e as praias desta cidade. Mas, se você ainda não sabe como chegar à Ilha de Itaparica, confira o post já publicado.
Itaparica na Bahia – atrativos culturais
Primeiro, estacionamos no Mercado Central e em seguida caminhamos pela orla em direção a Marina de Itaparica. Em frente, encontra-se a famosa Fonte da Bica, que é considerada a única fonte hidromineral à beira-mar das Américas. Sua água é carbonatada e sulfatada e tem poder digestivo e diurético.
Depois, seguimos pela Rua Mansão Filho em direção a Praça Campo Formoso, onde fica o Monumento ao 7 de Janeiro. Nesta rua as casas são puro charme, afinal, a maioria das construções estão arrumadas e coloridas.
Em seguida, fomos de carro ao Jardim dos Namorados e caminhamos pelo Boulevard de Itaparica até o Forte São Lourenço. Sobretudo, ao caminhar por aqui, observamos os moradores sentados na porta de casa assistindo o tempo passar sem preocupação.
De fato, o Forte São Lourenço é uma das principais atrações de Itaparica. Por isso, após 45 anos fechado ao público, foi reaberto a visitação em 7 de Janeiro de 2019 abrigando o Museu da Independência do Brasil. Uma parceria entre a Prefeitura de Itaparica e a Marinha do Brasil, sobre o qual escreverei futuramente.
Logo depois, vem o Casarão Solar dos Reis construído em 1606 como a Casa do Contrato das Baleias. Hoje, o edifício recebe este nome já que, em 1808, hospedou o Rei D. João VI, em 1826, hospedou o Príncipe D. Pedro I e em 1859, o Príncipe D. Pedro II.
Por fim, temos os edifícios religiosos, a saber, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade que foi reedificada em 1923 e tem a santa como a padroeira da cidade. Bem como, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que fica bem no Centro Histórico e foi construída em 1742 pelo padre Manoel de Cerqueira Torres e possui pinturas italianas e barrocas.
Melhores praias de Itaparica
Amoreiras
Porto Santo
Ponta de Areia ( onde fica o Restaurante Manguezal e as escunas que saem do Centro Náutico fazem parada para almoço)
Jardim dos Namorados
Praia do Forte
Coroa do Limo
Embora as praias de Itaparica, na Bahia, não sejam as melhores da Ilha, vale a pena passar o dia na Praia Jardim dos Namorados, Praia do Forte e alugar um barco para ir até a Coroa do Limo, um banco de areia que se forma na maré baixa em frente a Marina de Itaparica.
Enfim, este é o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Itaparica, localizado na Ilha de Itaparica, que foi tombado pelo Iphan, em 1980 e inclui os atrativos mencionados acima.
Visitamos a Ilha no Carnaval/2019.
[adrotate banner=”9″]
3 comentários em “Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais”
Pingback: As melhores praias da Ilha de Itaparica - Bahia - Vaneza com Z
Pingback: Independência da Bahia - Forte São Lourenço Itaparica - Vaneza com Z
Pingback: Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia - 4 dias - Vaneza com Z