A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer um bate volta a partir da capital. Por isso, não podemos deixar de fora do roteiro a cidade denodada, a terra de João Ubaldo Ribeiro, grande escritor brasileiro.

itaparica na bahia
Rua Mansão Filho

Nosso roteiro pela Ilha de Itaparica, incluiu conhecer o Centro Histórico e as praias desta cidade. Mas, se você ainda não sabe como chegar à Ilha de Itaparica, confira o post já publicado.

Itaparica na Bahia – atrativos culturais

 

Primeiro, estacionamos no Mercado Central e em seguida caminhamos pela orla em direção a Marina de Itaparica. Em frente, encontra-se a famosa Fonte da Bica, que é considerada a única fonte hidromineral à beira-mar das Américas. Sua água é carbonatada e sulfatada e tem poder digestivo e diurético.

itaparica na bahia
importância histórica

 

itaparica na bahia
encha sua garrafinha com as águas de Itaparica

Depois, seguimos pela Rua Mansão Filho em direção a Praça Campo Formoso, onde fica o Monumento ao 7 de Janeiro. Nesta rua as casas são puro charme, afinal, a maioria das construções estão arrumadas e coloridas.

itaparica na bahia
casas coloridas e restauradas

 

itaparica na bahia
uma casa mais linda que outra

 

itaparica na bahia
Praça Campo Formoso e o Monumento 7 de Janeiro

Em seguida, fomos de carro ao Jardim dos Namorados e caminhamos pelo Boulevard de Itaparica até o Forte São Lourenço. Sobretudo, ao caminhar por aqui, observamos os moradores sentados na porta de casa assistindo o tempo passar sem preocupação.

itaparica na bahia
Jardim dos Namorados

 

itaparica na bahia
os visitantes ficam assim desfrutando da brisa e da sombra

 

De fato, o Forte São Lourenço é uma das principais atrações de Itaparica. Por isso, após 45 anos fechado ao público, foi reaberto a visitação em 7 de Janeiro de 2019 abrigando o Museu da Independência do Brasil. Uma parceria entre a Prefeitura de Itaparica e a Marinha do Brasil, sobre o qual escreverei futuramente.

itaparica na bahia
Forte São Lourenço

 

itaparica na bahia
Museu da Independência

Logo depois, vem o Casarão Solar dos Reis construído em 1606 como a Casa do Contrato das Baleias. Hoje, o edifício recebe este nome já que, em 1808, hospedou o Rei D. João VI, em 1826, hospedou o Príncipe D. Pedro I e em 1859, o Príncipe D. Pedro II.

itaparica na bahia
Solar dos Reis

Por fim, temos os edifícios religiosos, a saber, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade que foi reedificada em 1923 e tem a santa como a padroeira da cidade. Bem como, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que fica bem no Centro Histórico e foi construída em 1742 pelo padre Manoel de Cerqueira Torres e possui pinturas italianas e barrocas.

 

itaparica na bahia
Igreja da Piedade ao lado do Hotel Icaraí

Melhores praias de Itaparica

 

Amoreiras

Porto Santo

Ponta de Areia ( onde fica o Restaurante Manguezal e as escunas que saem do Centro Náutico fazem parada para almoço)

Jardim dos Namorados

Praia do Forte

Coroa do Limo

itaparica na bahia
Coroa do Limo, banco de areia em frente a Marina de Itaparica

 

itaparica na bahia
Praia do Forte que fica logo atrás do Forte São Lourenço

 

itaparica na bahia
Praia do Boulevard ao lado do Jardim dos Namorados, maré baixa

Embora as praias de Itaparica, na Bahia, não sejam as melhores da Ilha, vale a pena passar o dia na Praia Jardim dos Namorados, Praia do Forte e alugar um barco para ir até a Coroa do Limo, um banco de areia que se forma na maré baixa em frente a Marina de Itaparica.

Enfim, este é o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Itaparica, localizado na Ilha de Itaparica, que foi tombado pelo Iphan, em 1980 e inclui os atrativos mencionados acima.

Visitamos a Ilha no Carnaval/2019.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *