Neste post vamos fazer um passeio alternativo em Salvador visitando a Gamboa de Baixo, curtindo o visual da Praia do Solar do Unhão, vendo as exposições do Museu de Arte Moderna e claro, terminando com um pôr do sol lindo e maravilhoso. Portanto, um programão para uma tarde em Salvador.
PASSEIO ALTERNATIVO EM SALVADOR – GAMBOA DE BAIXO
Como chegar
O que nos atraiu a Gamboa de Baixo foi o Bar da Mônica. Por isso, antes de tudo, planeje-se e convide amigos. Em seguida, entre em contato com a dona do bar, a sra Mônica, e se informe do funcionamento, trajeto e faça sua reserva. Depois, entre em contato com o barqueiro Nilton.
Assista ao vídeo no final deste post onde mostro os detalhes deste trajeto.
Na Praia do Solar do Unhão aguardamos dona Tina, enviada pelo Nilton barqueiro, que com muita paciência nos ajudou a subir no barco que ela fez recentemente.
Ao mesmo tempo em que deslizamos pelo mar da Baía, ouvimos dona Tina contar como é a vida na Gamboa de Baixo. O som do remo batendo na água e a voz de dona Tina, disputam com o som do pagode que vem das casas na encosta. Enveredamos por outro mundo e outra Salvador. Eis o clímax do passeio, portanto aproveite o bate papo!
bar da mônica – Ambiente e comida
Enfim, após uns 15 minutinhos, chegamos ao Bar da Mônica e o pessoal já nos esperava com tudo arrumadinho. Fomos bem atendidas e a comida já havia sido reservada pelo Whatsapp.
Enquanto esperávamos a comida, observamos o entorno. Daí, refletimos sobre a ausência da atuação dos órgãos públicos neste lugar.
“Já pensou uma ciclovia suspensa aqui? Seria bacana uns hotéis e pousadas voltados para a Baía, não é? E se houvessem barzinhos e restaurantes, estilo Costa Amalfitana? E se essas pessoas tivessem mais dignidade e condições de vida? Poxa, seria top!”
Na sequência destas considerações, chega a lagosta. Bem servida, saborosa e acompanhada de arroz, salada de feijão e farofa.
Era um dia chuvoso e caiu um pé d’água. Mas o movimento no Bar da Mônica era intenso. Esta mulher alimenta muitas bocas, seja daqueles que passeiam pelo mar com suas lanchas, seja dos vizinhos que não querem cozinhar no domingo ou seja dos visitantes, assim como nós, vão pela curiosidade. Além disso, ela corre contra o tempo para refazer o espaço do Bar que foi destruído pelo mar. Esperamos que no verão esteja a pleno vapor, pois o Bar da Mônica bomba na alta estação.
Daí, o sol abriu e retornamos à Praia do Solar do Unhão, mas agora era o marido de dona Tina que estava no comando do barco. Vamos proseando, eu, minha amiga Faby, dona Tina e o marido dela sob olhares do pessoal que fica ali nas encostas.
PASSEIO ALTERNATIVO EM SALVADOR – PRAIA DO SOLAR DO UNHÃO
Acredito que esta seja uma das praias mais fotografadas de Salvador e dizem que lembra a Costa Amalfitana, rsrs. No entanto, o público frequentador é bem variado e talvez não gostemos de nenhum dos grupos que encontremos ali.
Para nossa alegria, o tempo estava nublado e encontramos a praia quase vazia, no máximo, umas 10 pessoas. Não sentimos insegurança e fizemos muitas fotos. Por isso, deixo como sugestão que você vá direto para o Bar da Mônica e na volta observe o local e decida se fica ali ou não.
MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA – MAM
Depois do almoço no Bar da Mônica e de muitas fotos na Praia do Solar do Unhão, fomos visitar as exposições no Museu de Arte Moderna da Bahia, mas antes tomamos um cafezinho na lanchonete do Museu que conta também com um cinema recém inaugurado. E para finalizar, aquele pôr do sol arrebatador mesmo com tempo nublado.
Pois bem, num pequeno espaço da cidade temos um passeio para uma tarde toda em Salvador.
Por fim, reforço que este passeio é diferente, sem luxo e sem frescura. Para quem quer ver uma outra Salvador onde carece atenção por parte dos órgãos públicos, mas sobra coragem e determinação dos moradores para tornar este lugar cada dia melhor.
Contatos:
Nilton do barco – 071 98721.9493
Bar da Mônica – 071 98156.9717
Confira o vídeo deste passeio:
VEJA TAMBÉM:
Onde ficar em Salvador – melhores bairros e atrações
Conheça Praia das Neves em Ilha de Maré
O que fazer de graça em Salvador
6 comentários em “Passeio alternativo em Salvador: Gamboa de Baixo e Solar do Unhão”
Parabéns pela sua descrição.!!! Pela primeira vez tive vontade com real entusiasmo em conhecer o local. Já salvei no meu whtas como uma programação ainda pra esse ano .
Obrigada, garota !
Muito obrigada!
Que você possa ter uma excelente experiência por lá.
Abraços!
Primeiramente parabéns pela reportagem, você deu dicas bastante necessárias, como números para reserva no bar da Mônica, mostrou cardápio,os lugares…. mas faltou falta de profissionalismo nesse trecho: “No entanto, o público frequentador é bem variado e talvez não gostemos de nenhum dos grupos que encontremos ali.”
Que vergonha…pecou feio.
Boa tarde Camila!
Este blog é pessoal e é meu ponto de vista sobre qualquer tema ou lugar.
Assim como você tem a liberdade (graças a Deus) de discordar do meu ponto de vista, eu tenho a liberdade de relatar qualquer coisa sob meu olhar.
Nao gostar de algo não desqualifica a outra parte.
Agradeço a sua visita e seu comentario.
Abraços!
“Já pensou uma ciclovia suspensa aqui? Seria bacana uns hotéis e pousadas voltados para a Baía, não é? E se houvessem barzinhos e restaurantes, estilo Costa Amalfitana? E se essas pessoas tivessem mais dignidade e condições de vida? Poxa, seria top!”
De tudo que vc falou aí, eu vejo os moradores sendo despejados pelos grandes empresários para que só os que tem dinheiro possam usufruir.
Se assim acontecesse, seria tirado deles esse pedacinho de paraíso que o pobre só tem, nessas condições.
Louco isso né? Pq mesmo vc quis conhecer um local onde não gosta das pessoas?
Onde ta escrito no texto essa sua interpretacao de que eu nao gosto das pessoas Marinelia?
Obrigada pela visita ao blog.