Neste post vamos fazer um passeio alternativo em Salvador visitando a Gamboa de Baixo, curtindo o visual da Praia do Solar do Unhão, vendo as exposições do Museu de Arte Moderna e claro, terminando com um pôr do sol lindo e maravilhoso. Portanto, um programão para uma tarde em Salvador.

 

PASSEIO ALTERNATIVO EM SALVADOR – GAMBOA DE BAIXO

 

Como chegar

O que nos atraiu a Gamboa de Baixo foi o Bar da Mônica. Por isso, antes de tudo, planeje-se e convide amigos. Em seguida, entre em contato com a dona do bar, a sra Mônica, e se informe do funcionamento, trajeto e faça sua reserva. Depois, entre em contato com o barqueiro Nilton.

Assista ao vídeo no final deste post onde mostro os detalhes deste trajeto.

Na Praia do Solar do Unhão aguardamos dona Tina, enviada pelo Nilton barqueiro, que com muita paciência nos ajudou a subir no barco que ela fez recentemente.

Ao mesmo tempo em que deslizamos pelo mar da Baía, ouvimos dona Tina contar como é a vida na Gamboa de Baixo. O som do remo batendo na água e a voz de dona Tina, disputam com o som do pagode que vem das casas na encosta. Enveredamos por outro mundo e outra Salvador. Eis o clímax do passeio, portanto aproveite o bate papo!

gamboa de baixo salvador bar da monica

bar da monica e predio de ivete sangalo
no prédio maior em destaque é o que Ivete Sangalo mora

bar da mônica – Ambiente e comida

Enfim, após uns 15 minutinhos, chegamos ao Bar da Mônica e o pessoal já nos esperava com tudo arrumadinho. Fomos bem atendidas e a comida já havia sido reservada pelo Whatsapp.

Enquanto esperávamos a comida, observamos o entorno. Daí, refletimos sobre a ausência da atuação dos órgãos públicos neste lugar.

“Já pensou uma ciclovia suspensa aqui? Seria bacana uns hotéis e pousadas voltados para a Baía, não é? E se houvessem barzinhos e restaurantes, estilo Costa Amalfitana? E se essas pessoas tivessem mais dignidade e condições de vida? Poxa, seria top!”

bar da monica na gamboa de baixo salvador

 

bar da monica na gamboa de baixo salvador
Foto: Faby Brenda

Na sequência destas considerações, chega a lagosta. Bem servida, saborosa e acompanhada de arroz, salada de feijão e farofa.

bar da monica na gamboa de baixo salvador

bar da monica na gamboa de baixo salvador

Era um dia chuvoso e caiu um pé d’água. Mas o movimento no Bar da Mônica era intenso. Esta mulher alimenta muitas bocas, seja daqueles que passeiam pelo mar com suas lanchas, seja dos vizinhos que não querem cozinhar no domingo ou seja dos visitantes, assim como nós, vão pela curiosidade. Além disso, ela corre contra o tempo para refazer o espaço do Bar que foi destruído pelo mar. Esperamos que no verão esteja a pleno vapor, pois o Bar da Mônica bomba na alta estação.

precos do bar da monica na gamboa

precos no bar da monica na gamboa de baixo

Daí, o sol abriu e retornamos à Praia do Solar do Unhão, mas agora era o marido de dona Tina que estava no comando do barco. Vamos proseando, eu, minha amiga Faby, dona Tina e o marido dela sob olhares do pessoal que fica ali nas encostas.

bar da monica na gamboa de baixo salvador

gambao de biaxo bar da monica salvador

bar da monica na gamboa de baixo salvador

gamboa de baixo salvador bahia

 

PASSEIO ALTERNATIVO EM SALVADOR – PRAIA DO SOLAR DO UNHÃO

Acredito que esta seja uma das praias mais fotografadas de Salvador e dizem que lembra a Costa Amalfitana, rsrs. No entanto, o público frequentador é bem variado e talvez não gostemos de nenhum dos grupos que encontremos ali.

Para nossa alegria, o tempo estava nublado e encontramos a praia quase vazia, no máximo, umas 10 pessoas. Não sentimos insegurança e fizemos muitas fotos. Por isso, deixo como sugestão que você vá direto para o Bar da Mônica e na volta observe o local e decida se fica ali ou não.

praia do solar do unha mam salvador

 

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA – MAM

Depois do almoço no Bar da Mônica e de muitas fotos na Praia do Solar do Unhão, fomos visitar as exposições no Museu de Arte Moderna da Bahia, mas antes tomamos um cafezinho na lanchonete do Museu que conta também com um cinema recém inaugurado. E para finalizar, aquele pôr do sol arrebatador mesmo com tempo nublado.

solar do unhao museu do mam salvador

solar d unhao museu do mam salvador

por do sol no mam salvador

 

por do sol no mam salvador bahia

Pois bem, num pequeno espaço da cidade temos um passeio para uma tarde toda em Salvador.

Por fim, reforço que este passeio é diferente, sem luxo e sem frescura. Para quem quer ver uma outra Salvador onde carece atenção  por parte dos órgãos públicos, mas sobra coragem e determinação dos moradores para tornar este lugar cada dia melhor.

Contatos:

Nilton do barco – 071 98721.9493

Bar da Mônica – 071 98156.9717

Confira o vídeo deste passeio:

VEJA TAMBÉM:

Onde ficar em Salvador – melhores bairros e atrações

Conheça Praia das Neves em Ilha de Maré

Museus gratuitos em Salvador

O que fazer de graça em Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *