Vamos lá para mais um post sobre Ilha dos Frades com todas as informações que você precisa para fazer um passeio Ilha dos Frades em 2 dias e com pernoite na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. No entanto, o melhor: aquele roteiro maravilhoso que cabe no seu bolso! Vem que vai ser sucesso …
Juntei uma turma boa de 8 pessoas e foi pura diversão. Então, a dica número 1 é: pra ficar divertido, forme um grupo.
Daí, entrei em contato com o senhor Elias que é o barqueiro que nos atende há mais de 4 anos e oferece um serviço de excelência. Olha a dica número 2 aí: anote o contato do barqueiro (071 98665.0014) e não esqueça de dizer que pegou o contato aqui. Ok?
Mas se a gente vai pernoitar na Ilha, precisamos reserva a hospedagem também, não é verdade? Escrevi um post sobre pousadas em Ilha dos Frades onde coloquei várias opções. E como eu queria a hospedagem na Ponta de Nossa Senhora, que é a praia queridinha da Ilha, escolhi o Recanto da Lú que é a hospedagem mais em conta nesta praia. Adianto que a experiência lá foi maravilhosa. Mas anote a dica número 3: faça sua reserva de hospedagem no Recanto da Lú (071 98634.4094) e não esqueça de dizer que pegou o contato aqui. Combinado?
Dia marcado e hospedagem reservada. Por tanto, vamos organizar nosso babado, ops, organizar as comidas e bebidas pra economizar no passeio.
E chegou o grande dia.
Como chegar e onde estacionar em Ilha dos Frades
Saindo de Salvador até Madre de Deus de carro o trajeto é de um pouco mais de uma hora. Se você quer ir ônibus dá para fazer este passeio tranquilamente. Basta sair cedo de Salvador e ter paciência. Tem ônibus para Madre que sai da Rodoviária e até da Estação Aeroporto.
Para estacionar em Madre de Deus, temos a opção de estacionamento pago (foi a nossa escolha) em que o manobrista é super educado e atencioso. Pagamos 30 reais a diária. Porém, se você quer estacionar de graça digo que é difícil, mas não é impossível. Neste sentido, vá cedo e com paciência. Ah, paga-se R$ 1,40 pela taxa de embarque no Terminal de Madre de Deus.
As 8h da manhã Elias já nos aguardava e solicitei a ele que nos levasse nas tão famosas piscinas naturais de Paramana. Assim, com toda simpatia do mundo, sr Elias disse: o passeio é de vocês … quem manda são vocês.
E nosso roteiro “Passeio Ilha dos Frades em 2 dias” neste primeiro dia foi:
- descemos no Loreto;
- andamos até Paramana;
- curtimos as piscinas naturais de Paramana;
- seguimos de barco pra Viração;
- e andamos da praia da Viração até a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, mas antes subimos no Outeiro do Carneiro.
Roteiro Ilha dos Frades em 2 dias
Sr Elias nos deixou em Pta de Nossa Sra e voltou pra Paramana. Ao adentrar a Ponta de Nossa Senhora, caminhando pelas ruas calçadas, me senti na verdade em Morro de São Paulo (que faz muuuitos anos que não vou e não gosto muito). Tantos restaurantes, tantas casas para alugar, tantas hospedagens. Sim, a Ilha dos Frades tem mudado e muito rápido, mas isso é debate para outro post.
Fizemos o check-in na hospedagem e com bastante fome, devoramos as comidas que levamos. No entanto, o Recanto da Lú tem tudo: almoço, janta, café, drinks, enfim …
Depois saímos batendo perna pela localidade para aproveitar aquele mar lindo e o sol maravilhoso. Na praia, tiramos um cochilo e quando acordamos a dúvida era ver o pôr do sol do alto, onde tem a igreja, ou próximo ao píer.
Assim, subimos os trocentos degraus até o topo e lá percebemos que a vista não seria tão interessante. Então, descemos e fomos para o píer ver o pôr do sol. Gente … que espetáculo viu!
À noite, ficamos batendo papo na beira do mar, ouvindo música e curtindo o momento único de sermos os poucos que ali estavam num lugar tão lindo. Daí, veio a hora do jantar e voltamos para a pousada.
Antes de chegar na Ilha, eu já havia solicitado o cardápio pelo whatsapp para ter uma ideia dos valores. Deste modo, pedimos carne do sol com aipim frito, pititinga e roskas. Tudo muito bem preparado e gostoso. Os valores você vê abaixo:
Mortos de cansados, dormimos para recuperar a energia pro dia seguinte.
Um pouco da Ponta de Nossa Senhora durante a noite:
Passeio Ilha dos Frades em 2 dias – parte 2
Como estávamos ali para aproveitar ao máximo a Ilha, então acordei cedo para caminhar entre as ruas tão charmosas deste lugar e ver o sol subindo lentamente ao passo que o mar ia se afastando da areia dando a entender que a maré estava baixando.
Um banho de mar delicioso … logo de manhã … sentir o sol acolhedor sobre a pele … umas poucas pessoas ali desfrutando daquele lugar enquanto as hordas de visitantes não chegavam por volta das 10h … gente, simplesmente incrível!
Digo mais, a Ilha dos Frades não deve nada pra lugar nenhum do mundo. É uma experiência única que você pode fazer sem medo de errar. Acrescento: não é caro! Reforço, tá aqui pertinho dos soteropolitanos.
Daí, tomamos o café reforçado preparado pro Lú (Luciene) e sua equipe. O café está incluso na diária.
Às 11h seguimos para a Ilha de Bom Jesus dos Passos, que eu já conhecia, mas que nos últimos anos também mudou drasticamente. Bom, as duas ilhas que menciono aqui são “filhas” do mesmo “pai” (Fundação Baía Viva). Mas em outro momento falaremos sobre isso …
E nosso roteiro “Passeio Ilha dos Frades em 2 dias” neste segundo dia foi:
Ilha de Bom Jesus dos Passos
Almoçamos na Ilha de Bom Jesus dos Passos no mesmo restaurante que fui em 2016 ou 2017, Restaurante João do Pirão. Por ser um domingo e com muita gente, a comida demorou mais de uma hora pra sair. Mas o sabor e o atendimento são excelentes.
Ilha das Vacas
Seguimos para Ilha das Vacas na tentativa de curtir a Ponta do Navio, que é um banco de areia que se forma na maré baixa. Contudo, a maré estava subindo e havia muitas pessoas no local, com isso, desistimos e fomos pra Ilha Maria Guarda.
Ilha Maria Guarda
Que Ilha delicinha … caminhamos tranquilamente observando a movimentação sutil das pessoas em harmonia com o mar. Que lugar agradável!
Terminamos o dia em Madre de Deus na companhia de amigos e do nosso comandante Elias.
Algumas notas que considero importante sobre este passeio Ilha dos Frades em 2 dias:
- para entrar na Ilha dos Frades através dos píers paga-se 25 reais por pessoas em cada um, mas fazendo passeio de barco, você evita pagar estes valores;
- é notório como a praia de Ponta de Nossa Senhora muda de paisagem quando os visitantes vão embora. Parece que o melhor da Ilha se revela;
- nisto, ressalto que o melhor da Ilha é poder apreciá-la com calma e isso só é possível num roteiro como este.
Outros posts sobre a Ilha dos Frades e Ilha de Bom Jesus dos Passos
Passeio de barco e trilha em Ilha dos Frades
Onde se hospedar em Ilha dos Frades
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .
2 comentários em “Passeio Ilha dos Frades em 2 dias com pernoite na Ilha”
Passeio maravilhoso, lugar relaxante e com sr Elias é o diferencial, pessoa excelente!!
Verdade Alexandre!
Sr Elias é um profissional e tanto.
Obrigada pelo comentário.