A Praia do Garcez fica na Bahia e pertence ao município de Jaguaripe, a primeira Vila do Recôncavo baiano. No entanto, o acesso não é assim tão simples, porém, isso é indicativo de belas paisagens e tranquilidade.

praia do garcez bahia
Cacha Pregos, Ilha d Itaparica

Como chegar

Via terrestre

Uma maneira de conhecer este paraíso é por terra. Para isso,  é necessário pegar a BA 001 e na altura de Camassandi entrar por uma estrada de terra. Quem fez este trajeto foi o pessoal do blog Baianos no Polo Norte e vale ler o relato.

Via marítima

Outra opção é contratar o serviço de um barqueiro em Jaguaripe e depois de conhecer a cidade ( veja link no início do post), você desce para a Ponta do Garcez, passando pela Barra do Garcez,  e passa o tempo que desejar na praia.

Contudo, a melhor opção de acesso é a partir de Cacha Pregos ( sul da Ilha de Itaparica) e a partir daí, fazer a travessia que dura uns 20 minutos e aproveitar deste lugar maravilhoso.

Praia do Garcez – tudo de bom!

Colocamos em nosso roteiro de quatro dias pela Ilha de Itaparica, conhecer este cantinho maravilhoso. Por isso, saímos de Jeribatuba para Cacha Pregos e estacionamos próximo a Marina, gratuitamente e na sombra, rsrs.

praia do garcez bahia
o charme de Cacha Pregos, Ilha de Itaparica

Em seguida, procuramos algum barqueiro que fizesse a travessia à Praia do Garcez  e encontramos sr Manoel ( telefones: 071 98807.9353/ 99142.4020), dono do barco Zezim. Pagamos 100 reais (éramos 3 adultos e 2 crianças), mas este valor dá para levar mais gente. Bem como, ampliar seu roteiro e conhecer a Ilha Mangabeira e outros locais.

praia do garcez bahia
barco Zezim do sr Manoel

A Praia do Garcez, na Bahia, também é chamada de Praia do Amor, mas fica numa propriedade privada de Daniel Dantas, dono da parada toda! No entanto, o acesso é público e por isso, aproveitamos aquela extensão de areia com uma água deslumbrantemente clara e morna e a sombra das amendoeiras.

praia do garcez bahia
águas claras

 

praia do garcez bahia
praia deserta

 

praia do garcez bahia
as crianças se divertem, mas é preciso atenção devido a profundidade em certos trechos

 

praia do garcez bahia
meus primos amaram

Encontramos pouquíssimas pessoas. Ora chegava uma lancha, ora chegava um barco, ora passava um jet ski, e o lugar permanecia de uma tranquilidade que só! Mas o barqueiro disse que as vezes, a parte da praia com sombra das amendoeiras fica bem cheia com o pessoal que sai de Jaguaripe. Então, demos sorte!

praia do garcez bahia
lugar ideal para relaxar e ler um livro

Depois de umas duas horas por aqui, ligamos para sr Manoel vim nos buscar. Oxente!? E pega celular nesse lugar?! Pega sim, rsrs.  E lá vem seu Manoel pegar a gente.

Na volta, vimos uma cena muito triste, um golfinho morto boiando. A causa? Não sabemos, mas a certeza é que o ser humano deve tá metido na história.

Aspecto geográfico e histórico

A carta náutica da Baía de Todos os Santos, deixa claro que, a rigor, o limite da famosa baía estaria na Ponta dos Garcez, na foz do rio Jaguaribe, tangenciando o extremo meridional da ilha de Itaparica, onde muitos geógrafos apontam o limite das terras do Recôncavo. No entanto, do ponto de vista defensivo e logístico, o limite da Baía de Todos os Santos seria Morro de São Paulo, no arquipélago de Tinharé.

praia do garcez bahia
Praia Ponta dos Garcez

Portanto, temos aí três locais distintos: Praia do Garcez ( praia com longa faixa de areia acessada por terra), Ponta dos Garcez ( uma faixa de areia menos extensa que forma uma ponta acessada por mar) e a Barra do Garcez ( encontro do Rio Jaguaribe e o mar). Nós visitamos a Ponta dos Garcez.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *