Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário copiar e colar este roteiro. Permita-se fazer o SEU roteiro, do seu modo, pois aqui estão apenas sugestões e a nossa experiência.
Percorrer a Ilha de Itaparica é super fácil, visto que a rodovia BA 001 que atravessa a Ilha, está em ótima condições e bem sinalizada. Inclusive, dá para fazer um roteiro de bike pela Ilha de Itaparica. Vi vários ciclistas por lá!
Dia 1 – Cacha Pregos, Ponta dos Garcez e Aratuba
Primeiro, chegamos em Cacha Pregos, depois pegamos um barco e por fim, conhecemos a Ponta dos Garcez. Para conferir as belezas deste lugar, clique aqui.
Daí, retornamos e almoçamos no restaurante Lua Nova que tem uma comida boa e ambiente legal. Mas queríamos ter ido ao Temperos de Cacha Pregos e comer embaixo das árvores na Praça.
Em seguida, fomos para Praia de Aratuba que possui uma enseada bem ampla e com muitos barcos. Na maré baixa é bem agradável e forma-se piscinas e na maré alta, possui poucas ondas.
Dia 2 – Jeribatuba e Itaparica
Neste segundo dia nosso destino foi a cidade de Itaparica, mas antes, caminhamos pelo Centro de Jeribatuba, uma localidade pesqueira com poucos moradores. Um lugar tranquilo e agradável que fica pertinho da ponte do Funil.
Com a maré alta, é possível curtir a praia bem pertinho da orla. Com a maré baixa, anda-se um pouco até encontrar local para banho e a faixa de areia é boa para catar marisco. O pôr do sol aqui é de rara beleza.
Daí, seguimos pra Itaparica para visitar os atrativos desta cidade que você pode conferir clicando aqui . No entanto, destaco a visita ao Forte São Lourenço que foi aberto ao público em Janeiro de 2019, é imperdível e gratuito. Por fim, retornamos a Jeribatuba no final da tarde.
Dia 3 – Praia da Coroa, Conceição, Barra do Gil, Penha e Mar Grande.
Este dia foi dedicado às praias da Ilha de Itaparica. Seguimos pela BA 001 e parávamos onde queríamos, bem como, fizemos uma longa caminhada da Praia da Coroa até a Praia da Penha, passando por Barra do Gil. Caso queira saber quais as melhores praias da Ilha de Itaparica, clique aqui.
E o roteiro prossegue para Mar Grande (sede do município de Vera Cruz), almoçamos próximo a Prefeitura e fomos dar uma conferida na orla. Se você quer saber as opções de onde comer na Ilha de Itaparica, clique aqui.
Dia 4 – Ilha de Matarandiba
Este foi o nosso último dia na Ilha e queríamos fechar com chave de ouro. E assim o fizemos! A entrada desta “Ilha” fica bem perto da ponte do Funil e tem um portão que é aberto pelo segurança, pois aí encontra-se a empresa Dow Química Brasil. O trajeto é feito por uma estrada que ora é de terra, e ora é asfaltada. Se você deseja saber como é a Ilha de Matarandiba, clique aqui.
Para um bom roteiro é importante estar bem localizado. Por isso, clique aqui e saiba onde ficar na Ilha de Itaparica.
Vai pegar o ferryboat e tem alguns dias livres? Então, pense em conhecer a Ilha antes de ir para Salvador.
A Ilha combina com outros atrativos que estão ali pertinho:
Morro de São Paulo
Guaibim
[adrotate banner=”3″]
4 comentários em “Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias”
Pingback: Como chegar em Ilha de Itaparica Bahia - Vaneza com Z
Pingback: What to do in Salvador - Coisas simples e encantadoras - Vaneza com Z
Pingback: 3 praias de Salvador que não podem ficar de fora do seu roteiro - Blog de viagens para te inspirar
Pingback: Lugares mais visitados do Brasil (por mim) - Elizabeth Werneck