Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário copiar e colar este roteiro. Permita-se fazer o SEU roteiro, do seu modo, pois aqui estão apenas sugestões e a nossa experiência.

Percorrer a Ilha de Itaparica é super fácil, visto que a  rodovia BA 001 que atravessa a Ilha, está em ótima condições e bem sinalizada. Inclusive, dá para fazer um roteiro de bike pela Ilha de Itaparica. Vi vários ciclistas por lá!

 

Dia 1 – Cacha Pregos, Ponta dos Garcez e Aratuba

 

Primeiro, chegamos em Cacha Pregos, depois pegamos um barco e por fim, conhecemos a Ponta dos Garcez. Para conferir as belezas deste lugar, clique aqui.

Daí, retornamos e almoçamos no restaurante Lua Nova que tem uma comida boa e ambiente legal. Mas queríamos ter ido ao Temperos de Cacha Pregos e comer embaixo das árvores na Praça.

Em seguida, fomos para Praia de Aratuba que possui uma enseada bem ampla e com muitos barcos. Na maré baixa é bem agradável e forma-se piscinas e na maré alta, possui poucas ondas.

melhores praias da ilha itaparica praia do garcez bahia
Ponta dos Garcez

Dia 2 – Jeribatuba e Itaparica

 

Neste segundo dia nosso destino foi a cidade de Itaparica, mas antes, caminhamos pelo Centro de Jeribatuba, uma localidade pesqueira com poucos moradores. Um lugar tranquilo e agradável que fica pertinho da ponte do Funil.

Com a maré alta, é possível curtir a praia bem pertinho da orla. Com a maré baixa, anda-se um pouco até encontrar local para banho e a faixa de areia é boa para catar marisco. O pôr do sol aqui é de rara beleza.

Daí,  seguimos pra Itaparica para visitar os atrativos desta cidade que você pode conferir clicando aqui . No entanto, destaco a visita ao Forte São Lourenço que foi aberto ao público em Janeiro de 2019, é imperdível e gratuito. Por fim, retornamos a Jeribatuba no final da tarde.

roteiro itaparica em 4 dias
pôr do sol em Jeribatuba

Dia 3 – Praia da Coroa, Conceição, Barra do Gil, Penha e Mar Grande.

 

Este dia foi dedicado às praias da Ilha de Itaparica. Seguimos pela BA 001 e parávamos onde queríamos, bem como, fizemos uma longa caminhada da Praia da Coroa até a Praia da Penha, passando por Barra do Gil. Caso queira saber quais as melhores praias da Ilha de Itaparica, clique aqui.

E o roteiro prossegue para Mar Grande (sede do município de Vera Cruz), almoçamos próximo a Prefeitura e fomos dar uma conferida na orla. Se você quer saber as opções de onde comer na Ilha de Itaparica, clique aqui.

onde ficar em ilha de itaparica
Praça da Matriz, em frente ao Terminal Marítimo

Dia 4 – Ilha de Matarandiba

 

Este foi o nosso último dia na Ilha e queríamos fechar com chave de ouro. E assim o fizemos!  A entrada desta “Ilha” fica bem perto da ponte do Funil e tem um portão que é aberto pelo segurança, pois aí encontra-se a empresa Dow Química Brasil. O trajeto é feito por uma estrada que ora é de terra, e ora é asfaltada. Se você deseja saber como é a Ilha de Matarandiba, clique aqui.

roteiro itaparica em 4 dias
Ilha de Matarandiba

Para um bom roteiro é importante estar bem localizado. Por isso, clique aqui e saiba onde ficar na Ilha de Itaparica.

Vai pegar o ferryboat e tem alguns dias livres? Então, pense em conhecer a Ilha antes de ir para Salvador.

A Ilha combina com outros atrativos que estão ali pertinho:

Salinas da Margarida

Jaguaripe

Maragogipinho

Morro de São Paulo

Guaibim

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *