INÍCIO Andaraí Pantanal Marimbus e piscinas do Rio Roncador na Chapada Diamantina

Pantanal Marimbus e piscinas do Rio Roncador na Chapada Diamantina

Este é o roteiro que inclui o Pantanal Marimbus e as piscinas do Rio Roncador onde passamos pela Comunidade Quilombola Remanso, descemos o Rio Santo Antônio interagindo com o mini pantanal da Bahia e contemplamos as belas piscinas naturais (famosas jacuzzis). Nosso guia é o Márcio Ribeiro e se você gostar do roteiro, ao final do post, tem o contato dele para você reserva seu passeio.

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador

ROTEIRO PANTANAL MARIMBUS – SAÍDA

Saímos de Lençóis logo cedo, por volta das 8h e seguimos no carro do guia até  as margens do Rio Santo Antônio passando pela Comunidade Quilombola Remanso. Boa parte do trajeto é por estrada de terra.

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
local de saída do passeio de barco em Remanso

pantanal marimbus e piscinas rio roncador
remando pelo Rio Santo Antônio

Éramos um grupo de 8 pessoas e foi contratado 2 barcos. Todo mundo ajeitado nos barcos, seguimos Rio abaixo, numa sessão maravilhosa de muito riso por quase 1:30. Os remadores eram o Dude e o Júnior (capitão do time Jamaica na Comunidade Remanso), os dois gente boa e o último bem conversador (amo!). Já os auxiliares eram nossos amigos Ivan e Alexandre, mas que se cansavam com facilidade e assim íamos revezando e nos divertindo (confira no vídeo ao final do post)

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
e foi dada a largada

PANTANAL MARIMBUS – DIVERSIDADE DA FLORA E FAUNA

O Rio Santo Antônio é um rio formado pelos rios Pratinha, Mucugezinho, Utinga, Lençóis, São José e forma um local alagado que é chamado de Marimbus. É um rio que luta para sobreviver e a Comunidade Quilombola do Remanso entrou nesta luta e trata o rio com muito respeito (ouça o que Júnior fala no vídeo). Um exemplo do respeito pelo rio é que não se usa barcos com motor, apenas barcos a remo.

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
barco utilizado pela população

Não podemos deixar de mencionar a biodiversidade do Marimbus. De fato, a flora e fauna do Marimbus é riquíssima! Seguem fotos:

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
mata típica desta localidade

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
uma espécie de vitória régia

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
uma plantinha que não afunda e é chamada de cabelo de nego

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
uma espécie de lótus , flor aquática

Assim, deixo meu incentivo para que você faça este roteiro Pantanal Marimbus e piscinas do Rio Roncador principalmente para perceber que o meio ambiente precisa ser preservado e a nossa Bahia possui uma riqueza ambiental imensurável.

PISCINAS NATURAIS DO RIO RONCADOR

Depois deste momento tão especial no Rio Santo Antônio, descemos do barco e seguimos por uns 20 minutos de caminhada até o Restaurante do Roncador onde chegamos por volta de 12:30h. Poderíamos almoçar ali (30 reais por pessoa) e a comida é servida no fogão a lenha, coisa mais linda, porém combinamos com o guia que o nosso almoço seria no Remanso. Portanto, passamos por dentro do restaurante, pagamos o valor de 5 reais por pessoa para conhecermos as piscinas naturais e seguimos por uma trilha fácil de 15 minutos.

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
caminho para o restaurante Rio Roncador

 

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
a comida é servida no fogão a lenha no restaurante Rio Roncador

O lugar que vocês vão ver agora é maravilhoso e no vídeo eu mostro melhor. Confira:

 

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
piscinas naturais do Rio Roncador

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
olha essas jacuzzis, gente …

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
esta é a verdadeira piscina de borda infinita

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
poço do Rio Roncador

pantanal marimbus e piscinas do rio roncador
Chapada é isso, então se jogue!

Este é o Rio Roncador que em sua queda d’água forma verdadeiras piscinas de borda infinita. Maravilhosas “jacuzzis”. Mas tenha cuidado ao andar por aqui, pois as pedras são lisas e escorrega bastante. Por isso, caminhe devagar e segure-se bem nas pedras.

ALMOÇO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA REMANSO

Depois de um belo banho caminhamos de volta (uns 40 minutos) ao Remanso pois nosso almoço nos aguarda no bar/casa/restaurante do sr Bracinho (assim estava escrito em nosso colete e assim as pessoas chamavam ele). Mas por que vocês não almoçaram no Restaurante Roncador ali perto? Porque comer e depois ir para as piscinas naturais não seria uma boa ideia. E voltar para almoçar depois das 14h, não encontraríamos muitas opções para comer.

pantanal marimbus e piscinas rio roncador
Rio Roncador, retornando à Comunidade Remanso

Por isso, pagamos 25 reais por pessoa e o almoço no Remanso foi farto e saboroso. O atendimento bom e ambiente agradável, tirando um baita calor. Bom, comemos, bebemos, descansamos e pagamos tudo ao Sr Bracinho ( 140 reais de cada barco que levou 4 pessoas em cada um, 25 reais por pessoa da comida e as bebidas que ele nos cobrou com desconto). Voltamos pra Lençóis e prosseguimos curtindo a noite maravilhosa da cidade.

pantanal marimbus e piscinas rio roncador
hora do rango no Remanso

pantanal marimbus e piscinas rio roncador
mesa posta, farta e comida saborosa

Algo que é importante mencionar, é como o turismo movimenta a economia de uma região. Neste roteiro Pantanal Marimbus e piscinas do Rio Roncador observe quantas pessoas ganharam economicamente com esta atividade. Portanto, considerar o turismo como uma ciência e não apenas como uma indústria é o caminho para o desenvolvimento de muitas localidades.

Guia Márcio Ribeiro – 75 99829-6370 (Whatsapp)

Confira o vídeo deste roteiro :

Veja também:

Cachoeira do Sossego

Cachoeira da Fumacinha (Ibicoara)

Trilha da Cachoeira do Buracão (Ibicoara)

Vale do Pati em três dias

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,579FansLike
688SeguidoresSiga-me
542SeguidoresSiga-me
117InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....


ROTEIROS DE CARRO

Praia Balos (Balos Lagoon) na Ilha de Creta Grécia

No primeiro dia da nossa viagem na Ilha de Creta, conhecemos as praias ao sul da Ilha, ou seja, as praias de Plakiás. Neste...

Cemitério Bizantino (Santa Izabel) em Mucugê na Chapada Diamantina

Em uma de nossas viagens à Chapada Diamantina tivemos a oportunidade de conhecer o Cemitério Bizantino de Mucugê que é um atrativo gratuito e...

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...