Neste post você vai conferir como é a trilha da Cachoeira do Sino em São Francisco do Paraguaçú, Recôncavo Baiano. Por isso, o Meeno Garcia será nosso condutor e foi quem idealizou o Roteiro do Paraguaçú, em meados de 2020 (sim, no auge da pandemia) que envolve trilha, história e passeio de barco.
Onde fica a Cachoeira Escada do Sino
A Cachoeira do Sino está localizada em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, mas o acesso se dá pelo distrito de São Francisco do Paraguaçú.
Como chegar em São Francisco do Paraguaçú
de carro
Saindo de Salvador, são 108 km via BR’s 324, 420 e BA 880 que leva mais ou menos 1:50h.
Saindo de Cachoeira, são 45 km via BR 420 e BA 880 e você vai gastar 1h para chegar lá.
Já partindo de São Braz (distrito de Santo Amaro), são 35 km via BR 420 e BA 880 e você gastará apenas 50 minutos.
de ônibus
Saindo de Salvador você vai até Santo Amaro com as empresas Jauá ou Cidade Sol e daí, segue no ônibus da Rodonave.
Como é a trilha da Cachoeira Escada do Sino
Para fazer a trilha da cachoeira Escada do Sino você vai precisar de um condutor, ou seja, uma pessoa da localidade que conheça o trajeto. Por isso, indico Meeno Garcia que é um condutor habilitado pela Associação de Guias de Cachoeira.
Partimos do Convento em direção à mata. A cachoeira situa-se numa Reserva Extrativista da Baía do Iguape (RESEX) e num território quilombola chamado Boqueirão. Deste modo, parte inicial do trajeto permite avistar a baía de Iguape e a vegetação que é aberta, seca e solo arenoso.
A medida que caminhamos a vegetação muda, e daí, adentramos numa mata fechada e belíssima. Assim, vemos palmeiras viçosas e de folhas enormes, árvores esguias e de tronco fino. Parece um salão de festa da natureza que está ali para nos recepcionar. Além disso, passamos por vários riachos de águas cristalinas. Porém, a cereja do bolo é, ao nos aproximarmos da cachoeira, sentimos que somos abraçados pela natureza. São samambaias enormes que descem dos paredões rochosos ao passo que a trilha sonora é a queda d’água da cachoeira. Enfim, após percorrermos 5km em 1h, temos nossa recompensa!
Mas tem vídeo desse relato:
Fotos da Cachoeira Escada do Sino
Após um banho refrescante pegamos embalo para a volta e nos deparamos com um cipó que virou nosso brinquedo naquele momento.
Embora a fome aumentasse a cada minuto ao chegarmos em São Francisco do Paraguaçú fomos conhecer o Convento por dentro, mas isso é papo para outro post. Por ora, confira algumas fotos da Cachoeira Escada do Sino:
Contato de Meeno Garcia: 75 9930-0141 (Whatsapp)
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube