Home Bahia Passeio de barco e trilhas pela Ilha dos Frades

Passeio de barco e trilhas pela Ilha dos Frades

Este post é para você que quer conhecer as melhores praias da Ilha dos Frades num passeio de barco que sai de Madre de Deus. E o melhor, pagando pouco!  Leve sua família, pessoas com dificuldade de locomoção, os amigos e faça um passeio exclusivo entre vocês. Você vai fretar um barco que ficará a sua disposição e você diz onde quer parar. Vem que eu te conto como foi nosso passeio de barco pela Ilha dos Frades.

praia tobarzinho
praia Tobarzinho

Como Chegar em Ilha dos Frades saindo de Salvador

madre de deus
terminal de Madre de Deus

Esta é a primeira pergunta e seguem as respostas:
opção 1 – através de passeio de escuna que sai do Centro Náutico de Salvador ( atrás do Mercado Modelo) e custa entre 50-80 reais por pessoa. Estes passeios vão apenas até Ponta de Nossa Senhora e passam pouco tempo lá. Depois seguem para Ilha de Itaparica para almoço no restaurante Manguezal ou passeio no Centro histórico de Itaparica e depois retornam a Salvador;
opção 2contratando uma escuna no Terminal da Ribeira. Aí, você junta uma turma de até 50 pessoas, faz seu roteiro e tá pronto o passeio;
opção 3 – ir ao Terminal de Madre de Deus e comprar a passagem para curtir um dia na praia de Paramana e fazer trilha até Loreto. A passagem custa algo entorno de 4 reais e a trilha leva 15 minutos sem subir nenhum ladeira, simples e fácil;
opção 4passeio privativo de lancha. Segue contato do “Ju da lancha” que faz este serviço: 071 982531563 ( Whatsapp). Você diz de onde vai sair, o que quer conhecer e onde vai parar;
opção 5 – ou fretando um barco em Madre de Deus para conhecer várias praias da Ilha. O valor é a partir de R$150 até 5 pessoas. Já usamos a opção 1,2 e 3 e desta vez usamos a opção 5. Esta é a opção mais barata para conhecer as praias de Ilha dos Frades em grupo.

* tem ônibus que faz a linha Salvador/ Madre de Deus e Lauro de Freitas/Madre de Deus.

este barco alugamos por 200 reais – 5 adultos e 2 crianças

Roteiro passeio de barco em Ilha dos Frades

Por volta das 9h, partimos do Terminal Marítimo de Madre de Deus após o pagamento da taxa de embarque que custa 90 centavos por pessoa (acima de 60 anos não paga). A primeira parada é a Praia de Loreto. O barqueiro procurou um lugar mais na ponta pra gente descer sem precisar pagar 10 reais por pessoa no píer de Loreto. A praia de Loreto tem águas claras, areia fina. Não há  estrutura de bar e/ou restaurante. Mas possui chuveiros gratuitos, bancos e uma igrejinha fofa. 
Ficamos ali um tempinho e caminhamos para Paramana por uma trilha super fácil e tranquila. Sem ladeira e o visual ao final da trilha é daqueles tipo: ual!
praia igrejinha loreto
Igreja de Loreto – se você descer no píer paga por pessoa

praia igrejinha loreto
praia de Loreto

praia igrejinha loreto

praia igrejinha loreto

igreja loreto
raridade esta igreja aberta

praia igrejinha loreto

praia igreja loreto
é ou não é um charme este lugar

trilha loreto paramana
a trilha de Loreto até Paramana

trilha loreto paramana

praia de paramana
praia de Paramana

praia de paramana
praia de Paramana

Já em Paramana, nos encontramos com o barqueiro e seguimos para Praia do Tobar. A praia estava deserta e com muitas algas. Não dava para tomar banho.Então seguimos trilhando pelas pedras até a praia de Tobarzinho que tem outra “cara”. Uma praia de águas claras, boa para mergulho, mas sem infraestrutura alguma. Por ali encontramos algumas lanchas e barcos. Aproveitamos um pouco do banho e testamos nossa Go pro Hero 5 embaixo d’água.

praia tobar
Praia Tobar

praia tobar
trilha de Tobar a Tobarzinho

praia tobarzinho

praia tobarzinho

praia tobarzinho
praia Tobarzinho

Seguimos de barco para Praia da Viração e ao chegar tomei um susto, pois exatamente há 2 anos, num dia de sábado também, quando vi esta praia a visão era esta:

praia viração
praia de Viração em 2017

Quando retornamos em Fevereiro/2019, vimos uma grande concentração de lanchas, iates, barcos. Eram tantas embarcações que dava para sentir o odor de combustível na areia. A praia de Viração é linda! Ampla faixa de areia branca na maré baixa e águas claras. Daqui caminhamos até Ponta de Nossa Senhora, mas antes subimos o mirante Outeiro dos Carneiros que tem um visual belíssimo da Baía de Todos os Santos. Como fazia muito, mas muito calor, tudo estava pegando fogo: bancos, chão, escada, o nosso juízo, rsrs. Ainda bem que aos pés da escada há um chuveiro para refrescar-nos. 

praia viração
praia de Viração em 2019

praia viração mirante
olha a Praia de Viração lá atrás

mirante ponta nossa senhora

mirante ponta de nossa senhora
Salvador

praia de nossa senhora
Ponta de Nossa Senhora vista do mirante Outeiros

Seguimos pelo calçadão até a Ponta de Nossa Senhora e caímos na água para refrescar o corpo. Ficamos ali um bom tempo. Como levamos nossa comida e bebida, fizemos um pic nic na grama onde tá escrito proibido pisar na grama, rsrs. Se você for discreto, acredito que o fiscal não vai mandar você sair da grama, pois algumas pessoas estavam lá descansando também.

praia de nossa senhora

praia de nossa senhora
praia de Nossa Senhora de Guadalupe – bandeira azul

praia de nossa senhora

praia de nossa senhora

praia de nossa senhora
tem coisa melhor? Sorria, isso é Bahia!

Demos um rolé pelas ruas de Nossa Senhora e descobrimos algumas mudanças que ocorreram em dois anos. O restaurante Preta fechou em Ilha de Maré e abriu aqui. A pousada de sr Manoel se transformou em Eco Pousada e Restaurante Recanto da Lú. Observei uma pousada que talvez estivesse lá há muito tempo e peguei o contato, é a Pousada Janaína que fica de frente pro mar. Havia um poço que tirávamos água com balde para tomar banho, este poço não é mais utilizado. Outras construções estão surgindo e creio que em pouco tempo as coisas mudam de novo. Mas a mudança que me surpreendeu estava por vir …
restaurante preta em ilha dos frades
decoração do badalado e caro Restaurante Preta

Subimos para a Igrejinha pela ladeira e admiramos a vista, e aqui mais uma mudança: foram colocados painéis indicando a localização do que vemos no horizonte. Este mirante é diferente do outro, pois aqui tem sombra, bancos e grama, dá para descansar tranquilamente e depois descer as escadas. 

mirante igreja ilha dos frades

mirante igreja ilha dos frades
agora tem painéis 

mirante igreja ilha dos frades

mirante igreja ilha dos frades

mirante igreja ilha dos frades
ao fundo, Ilha de Itaparica

igreja nossa senhora guadalupe
Igreja Nossa Senhora de Guadalupe

Voltamos à Praia e arrumamos nossos cacarecos com destino a Madre de Deus. Devido ao mar e vento, o barqueiro não voltou pela mesmo lugar e sim por trás da Ilha. A saída de Ponta de Nossa Senhora foi com muita emoção, mas foi só entrar na contra-costa que tudo se normalizou. O barco possui coletes para todos. Fomos navegando tranquilamente e passamos em frente a uma Ilha que já visitamos, Ilha de bom Jesus dos Passos, sempre agradável e aconchegante.  Enfim, chegamos a Madre de Deus, nosso ponto de partida.
praia ponta de nossa senhora
sombra e água fresca

praia ponta de nossa senhora
praia de ponta de nossa senhora

ilha de bom jesus dos passos
ilha de Bom Jesus dos Passos

Onde estacionar em Madre de Deus

Próximo ao Terminal há muitas vagas para carro. O guardador cobra 10 reais. Se quiser estacionar e não pagar, precisa entrar na cidade e buscar ruas secundárias.

O que levar para o passeio de barco em Ilha dos Frades

– comidas, lanches, água
– protetor solar, chapéu
– óculos mergulho e/ou snorkel
– blusa manga comprida
– sapatos confortáveis e sandálias

Se você levar comida e bebida, o custo do seu passeio será a taxa de embarque, estacionamento e o aluguel do barco. Ba-ra-tís-si-mo!!!


Praias imperdíveis em Ilha dos Frades (parada obrigatória)

– Loreto
– Paramana
– Tobar
– Tobarzinho
– Viração
– Ponta de Nossa Senhora

Trilhas em Ilha dos Frades

– de Loreto a Paramana
– de Tobar a Tobarzinho
– de Viração a Ponta de Nossa Senhora

Na verdade, é possível caminhar de Paramana até Ponta de Nossa Senhora. Esta seria a maneira mais barata de conhecer as praias de Ilha dos Frades. Mas é necessário ver a maré, ter disposição ( deve levar umas 3h o trajeto) e ter uma companhia para curtir o momento.

Está sendo construído um calçadão que vai margeando boa parte da costa, assim você pode ir seguindo este calçadão ou ir pelas pedras mesmo. Ou seja, você pode descer em Paramana e caminhar até onde suas pernas derem. Daí, você acerta com o barqueiro onde te pegar ou volta pra Paramana. Mas fique atento a maré. Toda a ilha é monitorada e segura.

Onde Ficar em Ilha dos Frades

Recanto Paramana – (71) 98827-4289 / 98827-4196
Pousada Ilha dos Frades – 71 99964-7366 Whatsapp
Pousada Janaína – (71)98714-6046- 99235-5387
Eco Pousada Recanto da Lú – (71) 99356-6794

Onde comer em Ponta de Nossa Senhora

Restaurante Preta – (71) 99326-7461
Recanto da Lú – (71) 99356- 6794
Barracas de Praia

Caminhe pelas ruas e pergunte aos moradores sobre restaurantes de baixo custo, pois eu sei que tem, mas não lembro o nome. Os preços praticados nas barracas de praia não são abusivos.

restaurante preta cardapio ilha dos frades
cardápio do Preta

cardapio restaurante preta ilha dos frades

Onde contratar o passeio de barco para Ilha dos Frades

– no terminal marítimo de Madre de Deus. Os barqueiros já ficam anunciando o passeio por 150 reais até 5 pessoas;
– ou agendando com algum barqueiro, morador da Ilha, o dia e horário. Eles geralmente cobram 200 reais até 5 pessoas. Mas converse, chore e tente um valor menor ou colocar mais pessoas. Seguem dois contatos: Fernando ( 071 98760-0402) ou Elias ( 071 98665-0014/ 3297-7020). Nós fizemos o passeio na embarcação do Elias e quem nos guiou foi o Renato. Serviço ótimo!

Bom, esta é a maneira mais barata que encontrei para conhecer as praias da Ilha do Frades num passeio de barco com minha família. Você conhece alguma outra maneira? Se gostou do post é só baixar o mapa e se divertir:


Veja também:

Como é ficar hospedado em Paramana
Conheça as Ilhas da Baía de Todos os Santos
Passeio de barco pela Bahia

Siga o Vaneza com Z em:
O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

6 COMMENTS

  1. Olá Vaneza sempre acompanho seu blog parabéns pelas postagens,sou de recife e em agosto pretendo ir a ilha dos frades pelo terminal de madre ,você sabe informar onde é o desembarque pois estou pretendendo passar o dia no Loreto não sei se fica longe e se é acessível e seguro por alguma trilha ,caso esse trajeto seja feito de barco qual seria o valor cobrado pelos barqueiros

    • Olá Diogo!

      O terminal de Madre de Deus fica a uns 5-8 minutos de Loreto. Do terminal da até pra ver a Igreja de Loreto.

      Se vc descer em Loreto e usar o píer vai pagar 10 reais, por isso os barqueiros param na Praia de Paramana (de Madre pra Paramana custa 4,90 e o trajeto leva menos de 10 minutos)

      De Paramana até Loreto dá uns 15 minutos de trilha sinalizada e calçada. É pertinho.

      Daí você pode passar o tempo que desejar em Loreto e volta pra Paramana pra pegar o barco pra Madre de Deus.

      Parece complicado, mas não é não. É super tranquilo e lindo conhecer a Ilha dos Frades. Não deixe de ir, Vale muito a pena!

      Na rodoviária de Salvador você pega ônibus pra Madre de Deus.
      por isso é bom sair cedo.

      Desejo Boa viagem, espero ter ajudado. Se ficou alguma dúvida, é só chamar😉
      Agradeço sua visita ao blog!

  2. Vaneza, vimos seus relatos e gostaria de pedir ajuda, teremos 2 dias disponíveis e estamos em dúvida da praia do Forte ou Ilha dos Frades, estaremos hospedados nas redondezas do Pelourinho, pois estaremos voltando de Morro de São Paulo, últimos dia de viagem. Então queremos conhecer um pouquinho mais de Salvador, poderia nos dizer, qual destes 2 passeios seria melhor para 6 adultos e 3 criancas?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

3,540FansLike
688FollowersFollow
523FollowersFollow
109SubscribersSubscribe

MAIS VISTOS

Camping no Diogo Linha Verde Bahia – uma experiência divertida!

A Vila do Diogo é uma ótima opção para quem busca onde acampar no Litoral Norte da Bahia com segurança e quer aproveitar o...

Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto

E o blog aqui vai para mais uma Blogagem Coletiva #PatrimoniosUnesco, visitando diversos Patrimônios da Humanidade neste mês de Agosto em que se comemorou...

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é...

Aracaju – O que fazer em 2 dias

Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato,...