Neste post vamos conhecer uma das obras mais importante do Brasil Colônia, o Convento Santo Antônio do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano. Além disso, por meio de fotos, perceberemos a relação desse patrimônio com o nosso presente.
Franciscanos no Brasil e na Bahia
Em 1585 foi construído o primeiro convento de Nossa Senhora da Neves de Olinda que serviu como a primeira sede dos franciscanos procedentes de Portugal. Mas devido as invasões holandesas em Pernambuco, os franciscanos abriram o noviciado do Paraguaçu. Neste contexto, os franciscanos da Custódia de Santo Antônio do Brasil, no ano de 1647, foram a Roma requerer sua autonomia de governo.
Desta forma, em 1649, o Convento do Paraguaçu na Bahia, é o nono monumento franciscano. Em seguida, ano de 1650, foi edificado o décimo convento, o de Santo Antônio, na cidade de Cairu (perto de Boipeba), que abriga o Santo Padroeiro daquela ilha.
Muito do que se sabe sobre o Convento Santo Antônio do Paraguaçu foi escrito por Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão que estudou e ensinou no Convento do Paraguaçu e ingressou na Ordem Franciscana em 1716 terminando seus estudos em 1725. O Frei Jaboatão faleceu na Bahia em 7 de julho de 1779.
Convento Santo Antônio do Paraguaçu- arquitetura
Estudos mostram que três elementos de origem hindo-portuguesa parecem ter contribuído para a criação do primeiro partido arquitetônico genuinamente brasileiro: um grande cruzeiro, fachada inscrita em triângulo e laterais com varandas.
Os franciscanos foram os primeiros que chegaram a Índia e deram sua contribuição para a arquitetura naquele local e em soo brasileiro, fizeram o mesmo. Ou seja, trouxeram um pouco dos elementos hindus, como exemplo, carrancas em estilo mongol no frente do Convento. Portanto, temos aí a influência da religiosidade hindu, muito comum em Goa, cidade da Índia onde se usava a tulôsse que foi substituída pelo cruzeiro após conversão dos hindus em cristãos.
Convento Santo Antônio do Paraguaçu – fechamento
Primeiro, no convento funcionou um Noviciado, onde jovens eram admitidos para serem sacerdotes. Mas também funcionou como hospital, Hospital de Nossa Senhora de Belém, que deu suporte a população na época da febre amarela. Por fim, o hospital foi transferido para Cachoeira, onde funciona a Santa Casa de Misericórdia.
No entanto, em 1825, Marquês de Pombal com suas ideias iluministas, transfere o Convento para Salvador. Assim, em 1855 com o Aviso Imperial, todas as casas de Noviciado da Província de Santo Antônio foram fechadas. Consequentemente, ocorre o abandono e doação para a Arquidiocese da Bahia que procedeu com o levantamento do estado do Convento e autorização de sua demolição. O que hoje, constitui um crime contra o Patrimônio.
Em 1941, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o Convento Santo Antônio do Paraguaçu e ali realizou alguns trabalhos de conservação e consolidação das estruturas e restauração das imagens. Mas não tem muita conservação não. Em 2016, foi cenário da novela da Globo, Velho Chico, porém precisa de incentivos para visitação pública.
Visita guiada
Hoje (2021) é possível conhecer este patrimônio que ainda resta através da visita guiada realizada por Meeno Garcia (Roteiro Turístico Paraguaçu) que de maneira simples e objetiva explica cada parte do Convento. Destaco duas coisas que me marcaram na visita. Uma foi a vista pro Rio Paraguaçu e a outra foi saber da existência da masmorra. Sim, uma masmorra dentro do Convento na qual se jogava os negros amarrados e quando a maré subia eles morriam afogados.
A sequência do passeio atesta a informação de que os conventos e igrejas franciscanos encontram-se em elevações junto ao mar, enseada, lagoa ou foz de rio, impondo-os como elemento de destaque e ponto de referência na paisagem e população locais, quer por seu valor simbólico de representantes de uma Igreja a serviço de Portugal, mas também como elemento de proteção frente ameaças de invasão estrangeira.
No Convento encontramos 3 datas, a saber, o ano de 1660 (talvez a data de início das obras), 1686 (talvez o ano de conclusão) e o ano de 1680, encontrada no lavabo do refeitório, o que prova o funcionamento do Noviciado.
Confira em meu canal do YouTube o vídeo deste passeio:
VEJA TAMBÉM
Atividade franciscana no Pelourinho
Convento Igreja de Santo Antonio em Cairu
Cachoeira Escada do Sino
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .