Convento Santo Antônio do Paraguaçu – Recôncavo Baiano

0
274

Neste post vamos conhecer uma das obras mais importante do Brasil Colônia, o Convento Santo Antônio do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano. Além disso, por meio de fotos, perceberemos a relação desse patrimônio com o nosso presente.

Franciscanos no Brasil e na Bahia

Em 1585 foi construído o primeiro convento de Nossa Senhora da Neves de Olinda que serviu como a primeira sede dos franciscanos procedentes de Portugal. Mas devido as invasões holandesas em Pernambuco, os franciscanos abriram o noviciado do Paraguaçu. Neste contexto, os franciscanos da Custódia de Santo Antônio do Brasil, no ano de 1647, foram a Roma requerer sua autonomia de governo.

Desta forma, em 1649, o Convento do Paraguaçu na Bahia, é o nono monumento franciscano. Em seguida, ano de 1650, foi edificado o décimo convento, o de Santo Antônio, na cidade de Cairu (perto de Boipeba), que abriga o Santo Padroeiro daquela ilha.

Muito do que se sabe sobre o Convento Santo Antônio do Paraguaçu foi escrito por Frei Antônio de Santa Maria Jaboatão que estudou e ensinou no Convento do Paraguaçu e ingressou na Ordem Franciscana em 1716 terminando seus estudos em 1725. O Frei Jaboatão faleceu na Bahia em 7 de julho de 1779.

Convento Santo Antônio do Paraguaçu- arquitetura

Estudos mostram que três elementos de origem hindo-portuguesa parecem ter contribuído para a criação do primeiro partido arquitetônico genuinamente brasileiro: um grande cruzeiro, fachada inscrita em triângulo e laterais com varandas.

Os franciscanos foram os primeiros que chegaram a Índia e deram sua contribuição para a arquitetura naquele local e em soo brasileiro, fizeram o mesmo. Ou seja, trouxeram um pouco dos elementos hindus, como exemplo, carrancas em estilo mongol no frente do Convento. Portanto, temos aí a influência da religiosidade hindu, muito comum em Goa, cidade da Índia onde se usava a tulôsse que foi substituída pelo cruzeiro após conversão dos hindus em cristãos.

conventos no brasil bahia

Convento Santo Antônio do Paraguaçu – fechamento

Primeiro, no convento funcionou um Noviciado, onde jovens eram admitidos para serem sacerdotes. Mas também funcionou como hospital, Hospital de Nossa Senhora de Belém, que deu suporte a população na época da febre amarela. Por fim, o hospital foi transferido para Cachoeira, onde funciona a Santa Casa de Misericórdia.

conventos no brasil bahia
pátio composto com sistema de captação de água

No entanto, em 1825, Marquês de Pombal com suas ideias iluministas, transfere o Convento para Salvador. Assim, em 1855 com o Aviso Imperial, todas as casas de Noviciado da Província de Santo Antônio foram fechadas. Consequentemente, ocorre o abandono e doação para a Arquidiocese da Bahia que procedeu com o levantamento do estado do Convento e autorização de sua demolição. O que hoje, constitui um crime contra o Patrimônio.

conventos no brasil bahia
sistema de aquecimento de água

Em 1941, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou o Convento Santo Antônio do Paraguaçu e ali realizou alguns trabalhos de conservação e consolidação das estruturas e restauração das imagens. Mas não tem muita conservação não. Em 2016, foi cenário da novela da Globo, Velho Chico, porém precisa de incentivos para visitação pública.

convento no brasil bahia
na gravação da novela Velho Chico

Visita guiada

Hoje (2021) é possível conhecer este patrimônio que ainda resta através da visita guiada realizada por Meeno Garcia (Roteiro Turístico Paraguaçu) que de maneira simples e objetiva explica cada parte do Convento. Destaco duas coisas que me marcaram na visita. Uma foi a vista pro Rio Paraguaçu e a outra foi saber da existência da masmorra. Sim, uma masmorra dentro do Convento na qual se jogava os negros amarrados e quando a maré subia eles morriam afogados.

conventos no brasil bahia
dependências do Convento
conventos no brasil bahia
lavatório
convento no brasil bahia
estrutura construtiva
convento no brasil bahia
porta da masmorra
conventos no brasil bahia
ao passo que a maré subia, os negros morriam afogados

A sequência do passeio atesta a informação de que os conventos e igrejas franciscanos encontram-se em elevações junto ao mar, enseada, lagoa ou foz de rio, impondo-os como elemento de destaque e ponto de referência na paisagem e população locais, quer por seu valor simbólico de representantes de uma Igreja a serviço de Portugal, mas também como elemento de proteção frente ameaças de invasão estrangeira.

No Convento encontramos 3 datas, a saber, o ano de 1660 (talvez a data de início das obras), 1686 (talvez o ano de conclusão) e o ano de 1680, encontrada no lavabo do refeitório, o que prova o funcionamento do Noviciado.

convento no brasil bahia
data acima da porta: 1660

Confira em meu canal do YouTube o vídeo deste passeio:

VEJA TAMBÉM

Atividade franciscana no Pelourinho
Convento Igreja de Santo Antonio em Cairu
Cachoeira Escada do Sino

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome