Turismo de Experiência na Bahia – algumas vivências autênticas

0
506
turismo de experiencia na bahia

O turismo de experiência se contrapõe ao turismo de massa e prioriza a valorização das comunidades tradicionais, a sustentabilidade e a troca de saberes entre visitante e nativos. Assim, o turismo de experiência na Bahia tem como principais ingredientes as pessoas e a nossa história. Portanto, vejamos algumas destas vivências autênticas que resgatam memórias afetivas.

Parque Estadual de Canudos – conheça a história da Guerra de Canudos

O guia que te acompanha neste roteiro é neto de um dos sobreviventes da mais sangrenta guerra do Brasil República. A casa do avô dele, João Regis, localizada dentro do Parque Estadual de Canudos é um pequeno Museu. Além disso, o roteiro inclui explicações sobre: Alto das Memórias, Vale da Morte, Outeiro das Marias. Para finalizar, contemplamos uma vista panorâmica do Açude Cocorobó.

Para ler a experiência completa, clique aqui.

turismo de experiencia na bahia

Passeio de barco pelo Rio São Francisco

Saindo do porto da cidade de Xique Xique seguimos pelo Canal do Guaxinin que liga o Rio São Francisco a Lagoa Ipueira. Em seguida, navegando pelo Rio São Francisco em direção ao Povoado de Passagem, observamos a vida ribeirinha. Daí, ao chegarmos ao povoado, as artesãs explicam como é feito o trabalho de cerâmica e onde apresentam suas artes. Quem comanda o roteiro é senhor Reginaldo e sua esposa que para finalizar, prepara um mandim frito com farofa dentro do barco.

Para ler a experiência completa, clique aqui.

turismo de experiencia na bahia

Turismo de Experiência na Bahia – Mini Pantanal Marimbus

Saímos de Lençóis e vamos em direção a Comunidade Quilombola do Remanso de onde partimos de canoa descendo o Rio Santo Antônio. Sabemos que a Chapada Diamantina reserva boas surpresas, no entanto, observar a variedade de plantas e aves no mini pantanal é incrível. Ademais, tentar remar numa canoa é muito divertido, embora quem “pilota” a embarcação é um morador da comunidade e durante a conversa, ocorre uma troca de saberes.

Para ler a experiência completa, clique aqui.

turismo de experiencia na bahia

Comunidade Quilombola da Barra e Comunidade de Mato Grosso

Partindo de Rio de Contas, sul da Chapada Diamantina, encontramos duas comunidades diferentes em suas origens, mas com algo em comum: conservação das tradições. Primeiramente, visitamos a Comunidade da Barra onde encontramos dona Jovelina, uma elegante artesã que explica o que é o artesanato do crivo rústico. Depois, visitamos a Comunidade Mato Grosso e quem nos recebe é a família da Olívia Ramos, que produz um excelente café orgânico e desenvolve a agricultura familiar. Portanto, através deste roteiro descobrimos que no auge do garimpo do ouro havia segregação racial em Rio de Contas.

Para ler a experiência completa, clique aqui.

turismo de experiencia na bahia

Passeio de barco pelo Rio de Paraguaçu

Navegar pelas águas do Rio Paraguaçu, saindo da cidade de Cachoeira, é uma verdadeira aula de história. Às margens do rio, vemos ruínas que lembram o ciclo da cana de açúcar e povoados tradicionais que preservam heranças africanas. Ao passo que descemos o Rio, nos empolgamos com a ideia de visitar o povoado de São Francisco do Paraguaçu que possui uma construção com influência indiana em sua arquitetura.

Para ler a experiência completa, clique aqui.

turismo de experiencia na bahia

Estas são algumas sugestões de Turismo de Experiência na Bahia que estimulam um novo olhar sobre as pessoas e lugares.

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome