Roteiro de 4 dias na Ilha de Itaparica (Bahia) com 2 crianças

em 17/03/2019

Para muitos baianos, a Ilha de Itaparica traz boas recordações das férias a beira mar. Mas para os que planejam uma viagem pela Bahia a Ilha fica como uma interrogação: vale a pena reservar alguns dias para um roteiro pela Ilha? Bom, este post é um roteiro de 4 dias, viajando de carro com crianças, onde você encontrará muitas dicas das melhores praias de Itaparica, como chegar, o que ver e onde ficar. É um post grande, mas garanto que você não vai perder seu tempo.

praia de aratuba
praia de Aratuba

Como chegar à Ilha de Itaparica saindo de Salvador




Opção 1 - de ferryboat que sai do Terminal Náutico de São Joaquim e chega ao terminal de Bom Despacho, em Itaparica. A travessia leva 50 minutos, mas a viagem pode levar até 5 horas incluindo o tempo de espera para atravessar. Melhor opção para quem comprou a hora marcada. Confira os horários no site da Internacional Travessias. O site está sendo reformulado, daí você liga pro SAC 0800 028 2723;




Dica: se você for de carro pelo ferry, compre a hora marcada antecipado. Se você não comprar hora marcada, vá pela BR.

Opção 2 - de lancha que sai do Centro Náutico de Salvador e chega ao   e segue para seu destino utilizando as vans e transporte local. O Terminal Rodoviário fica em frente ao Terminal Marítimo. Melhor opção para quem tem pouco tempo, quer fazer um bate volta e tá sem carro;



Opção 3 - via BR 324, 101 seguindo por Nazaré das Farinhas e a BA 001. Melhor opção para quem não comprou hora marcada, tá de carro e tem tempo.





Estivemos na Ilha no carnaval/2019 e utilizamos a opção 3 e foi super tranquilo. Nosso trajeto levou 4h por conta de uma obra na BR 324, mas foi coisa rápida. E havia muita gente pegando a estrada.

Percorrer a Ilha de Itaparica é super fácil, pois a  BA 001 que atravessa a Ilha, está em ótima condições e bem sinalizada. Dá até para você traçar um roteiro de bike pela Ilha de Itaparica que fica massa! Vi vários ciclistas por lá.


Onde ficar na Ilha de Itaparica



Itaparica - para quem tem pouco tempo ou quer apenas aproveitar um final de semana na Ilha, este é o melhor local, pois aqui você conhece o Centro Histórico e aproveita uma boa estrutura turística.

Clique abaixo para reservar os hotéis com melhor avaliação no Booking:

Itaparica Praia Hotel
Pousada Nel Blu
Apartamento Costa Oeste
Hotel Icaraí
Sesc Itaparica

Mar Grande (no mapa fica sinalizado como Terminal Vera Cruz) - uma base muito boa para explorar a Ilha principalmente se você estar sem carro, pois o terminal rodoviário, de onde partem as vans para todas as localidades da Ilha, fica em frente ao Terminal Marítimo. E de Mar Grande pra Itaparica, é um pulo! Ah, e um bate volta saindo de Salvador é totalmente possível.

Clique abaixo para reservar os hotéis com melhor avaliação no Booking:

Pousada Espelho do Mar

Cacha Pregos - lá na esquina, ao sul, fica o lugar que considero a melhor parte da Ilha. Se você estiver de carro, é mais fácil se deslocar. Caso não tenha, dá para aproveitar muito as praias de Cacha Pregos, Berlinque e Aratuba.

Clique abaixo para reservar os hotéis com melhor avaliação no Booking:

Pousada Dolce Mare
Pousada Grauçá
Privilege Hotel e Pousada

Tem o famoso e luxuoso Club Med Itaparica que possui praia exclusiva que fica entre Conceição e Barra Grande.

Outra boa opção são as casas para temporada na Ilha de Itaparica, por isso acesse o site Airbnb e confira o que há disponível. Nossa base foi uma casa bem simples em Jeribatuba que minha mãe alugou com uma amiga. Todos os dias explorávamos um lugar diferente. Há quem pense que Jeri tá longe de tudo e de todos. Ledo engano!


Roteiro de 4 dias na Ilha de Itaparica



Dia 1 - Cacha Pregos, Praia do Garcez (Jaguaripe) e Aratuba


Saímos de Jeribatuba e a primeira parada foi Cacha Pregos, o trajeto levou uns 40 minutos. Estacionamos próximo a Marina, gratuitamente, e procuramos algum barqueiro que fizesse a travessia à Praia do Garcez. Encontramos sr Manoel ( telefones: 071 98807.9353/ 99142.4020), do barco Zezim, e pagamos 100 reais (éramos 3 adultos e 2 crianças). Mas este valor dá para levar mais gente. Na verdade, tudo é negociável, inclusive o roteiro em que você pode acrescentar a Ilha Mangabeira.

praia do garcez cacha pregos
Barra do garcez - encontro do Rio Jaguaripe com o mar
Esta praia leva o nome de Praia do Amor, mas o nome popular é dos Garcez. Pertence ao município de Jaguaripe de onde você pode fretar um barco para chegar aqui. A praia situa-se numa propriedade privada de Daniel Dantas, dono da parada toda! Como inquilinos, aproveitamos o espaço que nos é cedido, ou seja, toda aquela extensão de areia com uma água deslumbrantemente clara e morna e a sombra das amendoeiras.

praia do garcez jaguaripe cacha pregos
Praia do Garcez

praia do garcez cacha pregos

Encontramos pouquíssimas pessoas. Uma hora chegava uma lancha. Outra hora, chegava um barco. As vezes passava um jet ski e o lugar permanecia de uma tranquilidade que só! Mas o barqueiro disse que as vezes, a parte da praia com sombra das amendoeiras fica bem cheia com o pessoal que sai de Jaguaripe. Então, demos sorte!

praia do garcez cacha pregos jaguaripe


Depois de umas duas horas por aqui, ligamos para sr Manoel vim nos buscar. Oxente, e pega celular nesse lugar?! Pega sim, rsrs. E lá vem seu Manoel pegar a gente. Na volta, uma cena muito triste, um golfinho morto boiando. A causa? Não sabemos, mas a certeza é que o ser humano deve tá metido na história.




Se você olhar no mapa, verá que este pedaço da Ilha é bem interessante, pois o formato é de uma cedilha que começa a ficar na contra costa do mar e as praias possuem poucas ondas e águas claríssimas. Daqui se ver um pôr do sol maravilhoso. E pra completar, do outro lado, a Praia do Garcez. Resumo da ópera: para mim, este é o melhor lugar da Ilha de Itaparica.

cacha pregos
Cacha Pregos
E você se ligou em como chegar à Praia do Garcez né? Vai até Cacha Pregos, pega um barco, atravessa e pronto.

E agora, vamos pra onde? Almoçar! O barqueiro sr Manoel indicou o restaurante Temperos de Cacha Pregos, mas não aceita cartão. Então fomos para o restaurante Lua Nova. Comida boa e barata, mas o Temperos de Cacha Pregos tem um preço melhor.  

restaurante em cacha pregos
restaurante Lua Nova

restaurante em cacha pregos

restaurante temperos de cacha pregos
restaurante Temperos de Cacha Pregos

Saímos de Cacha Pregos e seguimos pra Praia de Aratuba que possui uma enseada bem ampla e com muitos barcos. Na maré baixa é bem agradável e forma-se piscinas e na maré alta, possui poucas ondas.

praia de aratuba
praia de Aratuba
Voltamos pra Jeribatuba e aproveitamos pra ver o movimento da praça. E o que atraiu meu estômago foi uma deliciosa coxinha nordestina com recheio de carne seca e catupiry vendida a R$4,50. É uma barrraquinha ao lado do ponto de ônibus.

praia de jeribatuba
pôr do sol em Jeribatuba


Dia 2 - Jeribatuba e Itaparica


Neste segundo dia nosso destino foi Itaparica, mas antes caminhamos pelo Centro de Jeribatuba, uma localidade pesqueira com poucos moradores. Um lugar tranquilo e agradável que fica pertinho da ponte do Funil. Quando a maré estar alta, é possível curtir a praia bem pertinho da orla, mas na maré baixa, anda-se um pouco até encontrar local para banho e a faixa de areia é boa para catar marisco. O pôr do sol aqui é de rara beleza.

orla de Jeribatuba

praia de jeribatuba


Pegamos estrada e seguimos pra Itaparica. Como eu já mencionei, a estrada é boa e bem sinalizada. Não tem erro, dentro de 50 minutos você chega em Itaparica.

Estacionamos no Mercado Central e caminhamos pela orla até a famosa Fonte da Bica. Eu conheci a Fonte da Bica de Itaparica há uns 12 anos quando fui fazer uma visita técnica da faculdade. Ao retornar em 2019, fiquei muito feliz em ver aquele local tão bem cuidado e sendo usado por todos. As pessoas levam garrafões e garrafinhas d'água para encher. Há guarda municipal  e segurança no local. Um exemplo de que quando se quer, a coisa funciona pra todo mundo e o bem natural é distribuído de graça!

coroa do limo orla de itaparica
Coroa do Limo - acesso por barco 

fonte da bica itaparica

Voltamos ao Mercado caminhando pela Rua Mansão Filho em direção a Praça Campo Formoso onde fica o Monumento ao 7 de Janeiro. Tudo arrumadinho e limpo. As casas antigas, dão charme ao local.


centro historico itaparica
Centro histórico de Itaparica

Daí, pegamos o carro e estacionamos pertinho ao Jardim dos Namorados e caminhamos pela orla até o Forte São Lourenço. Ao caminhar por aqui, o visitante precisa ter atenção e sensibilidade. É bem provável que você veja os moradores sentados embaixo das árvores, proseando como se  assistissem o tempo passar sem muita preocupação.

orla de itaparica
orla de Itaparica

orla de itaparica


A primeira surpresa que eu tive em Itaparica, foi ver a Fonte da Bica bem cuidada e funcionando para todos. A outra boa surpresa foi ver o Forte São Lourenço reaberto a visitação pública em 7 de Janeiro de 2019, depois de 45 anos fechado. No Forte funciona o Museu da Independência do Brasil que foi idealizado numa parceria entre a Prefeitura de Itaparica e a Marinha do Brasil. Farei um post explicando melhor.

forte de sao lourenco itaparica
Forte de São Lourenço - vista para a Praia do Forte

O Forte abre das 14-18h todos os dias. É gratuito e vale ser visitado.

Onde comer em Itaparica


Se hospedar em Itaparica, tomar banho na coroa do Limo, almoçar em um dos restaurante do Centro, prosear ao sabor da brisa do mar  e curtir a noite num barzinho a beira mar. Gente, isso é baianear!

orla de itaparica


Infelizmente não tive tempo de visitar alguns restaurantes como Flor do Mangue, Casa du Chef Rafael Sessenta (que não deve ser nada baratinho), Pizzaria Montagner ( bem na orla e de frente pro mar), Sorveteria How Nice e o Restaurante Manguezal ( em Ponta de Areia e que faz parte do passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos).


Dia 3 - Praia da Coroa, Conceição, Barra do Gil, Penha e Mar Grande.



Neste dia o objetivo era parar onde desse vontade e conhecer boa parte do litoral entre Barra Grande e Mar Grande. E lá vamos nós parando em :

Barra Grande

melhores praias de itaparica barra grande
praia de Barra Grande

Uma das maiores praias da Ilha de Itaparica. Na maré baixa forma-se piscinas. É muito movimentada aos finais de semana e feriados.

Praia da Conceição

melhores praias de itaparica conceicao
Praia da Conceição

Um das melhores praias da Ilha de Itaparica. A beleza desta praia está embaixo d'água. Mas use um calçado apropriado para não furar o pé com as pinaúnas e não pise nos corais.

melhores praias de itaparica corais da baia de todos os santos

melhores praias de itaparica corais da baia de todos os santos


Caminhada da Praia de Coroa até a Praia da Penha


melhores praias de itaparica praia da penha
Praia da Penha

melhores praias de itaparica igreja da penha
Igreja da Penha em Itaparica

Mar Grande (sede do município de Vera Cruz) - caminhamos desde o Centro até o Retiro São José. Embora a vista que se tem de Salvador é espetacular e a orla esteja reformada, o local precisa de cuidado e atenção. Esgoto sendo lançado ao mar de forma gritante (para não usar outra palavra).

mar grande vera cruz
Igreja Matriz Coração de Jesus em Mar Grande


mar grande vera cruz
praia de Mar Grande 

mar grande vera cruz
dois senhores a prosear sob amendoeira na orla de Mar Grande

Todas as entradas estão devidamente sinalizadas e volto a repetir: a estrada BA 001 está em boas condições de tráfego. Há também postos da polícia Rodoviária.

Onde comer em Mar Grande


Na internet vi a recomendação do restaurante Casa do Vizinho que fica bem de frente pro mar. Mas a gente comeu foi num restaurante em frente a prefeitura. Pedimos pra colocar mesas e cadeiras na calçada e almoçamos uma comida boa e barata ( R$12 o prato Executivo para duas pessoas). Ao lado desse restaurante tem um purê de aipim com carne do sol.

onde comer em mar grande
nosso restarante mil estrelas rsrsrs



Dia 4 - Ilha de Matarandiba




Este foi o nosso último dia na Ilha e queríamos fechar com chave de ouro. E assim o fizemos! Fomos conhecer este lugar que tanto ouço falar bem. De Jeribatuba para Matarandiba é rapidinho. A entrada desta "Ilha" fica bem perto da ponte do Funil e tem um portão que é aberto pelo segurança, pois dentro dela funciona a empresa Dow Química Brasil. Uma parte do trajeto é estrada de terra conservada e outra asfaltada.

o que ver em matarandiba itaparica
uma parte da estrada é de terra, mas bem conservada

o que ver em itaparica matarandiba
Ponte do Funil vista de Matarandiba

Matarandiba é local de pesca e mariscagem. Você pode conversar com os barqueiros e contratar um passeio pela região. De Matarandiba vemos as localidades de Cações e Ilha do Cal. Quando a maré sobe, acredito que seja um lugar muito belo. A riqueza da flora e fauna é bem evidente e a tranquilidade também. Há trabalhos comunitários e economia solidária, inclusive moeda própria chamada Concha, mas eu não vi pois o nosso tempo no local foi bem rápido. O tempo estava bem nublado e havia trovejado no dia anterior. Mas este lugar nos encantou, voltaremos com mais calma com certeza!

matarandiba
maré baixa em Matarandiba

matarandiba

matarandiba
muito marisco e tempo nublado


O nome Matarandiba é uma junção de Matara (redução da forma matarânna: árvore de madeira rija da família dos Renealmia Sylvestris) com ndiba (indica lugar de farta colheita, abundância), significando assim Mataranas em abundância.

Acesse estes sites e conheça mais sobre a Ilha de Matarandiba:
Veja Ilha de Matarandiba
Viver Tur Matarandiba

Assim terminamos nosso roteiro, mas o passeio não acaba, pois tem muita coisa a ser explorada pela Ilha de Itaparica que não deu tempo de conhecer ou fazer. Sem sombra de dúvidas que você deve colocar a Ilha de Itaparica em seu roteiro pela Bahia. Se você vai pegar o ferryboat e tem alguns dias livres, por que não aproveita para conhecer a Ilha antes de ir para Salvador?

Se você costuma veranear na Ilha de Itaparica, por que não visitar também:

Salinas da Margarida
Jaguaripe
Maragogipinho
Morro de São Paulo
Guaibim 

Quais as melhores praias da Ilha de Itaparica?


- Praia dos Garcez não é na Ilha, mas é imbatível! Não deixe de conhecer;
- praia de Cacha Pregos (em frente a Marina) e o pôr do sol no píer;
- Enseada de Aratuba;
- praia da Penha;
- Coroa do Limo em Itaparica (não fomos, mas de longe já dá pra ver que é top!)

Não jogue lixo na praia. recolhe seu lixo. Não destrua a natureza!!!

A ponte Salvador/ Itaparica será boa para a Ilha?


Não dá para falarmos de Itaparica sem mencionar seu filho mais ilustre, João Ubaldo Ribeiro que nasceu em 23 de Janeiro de 1941. Foi um grande escritor brasileiro, membro da Academia de Letras , ganhador de vários prêmios entre eles, o Prêmio Camões e Jabuti. Escreveu grandes obras como Viva o Povo Brasileiro, Sargento Getúlio e O Sorriso do Lagarto. Quando fui a Berlim, li Um Brasileiro em Berlim, um livro de crônicas divertidíssimas escritas por João Ubaldo enquanto ele morava em Berlim e que abordam as singulares diferenças entre Brasil e Alemanha.  João Ubaldo faleceu em 18 de Julho de 2014 e sobre esta pergunta do subtítulo, faço minhas as palavras dele (se eu puder, claro) quando respondeu:

“O impacto ambiental é brutal. Porque não vai sobrar uma touceira em Itaparica, com certeza. Seja da especulação imobiliária rica, querendo construir... Como diz um amigo meu, de ironia, 'eu não sossego enquanto ainda não me bater com essa orla aqui da Ilha toda cercada de arranha-céus...' Não duvide, não: condomínios de luxo junto à favela, que é um padrão brasileiro”. Fonte: Bahia Notícias, em 18/07/2014.

Vai fazer uma reserva de hospedagem em Itaparica? Reserve pelo Booking clicando aqui:





Siga o Vaneza com Z em:


O blog Vaneza com Z  não possui parceria/ convênio com uma das empresas/ serviços citados no texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário