O turismo de experiência se contrapõe ao turismo de massa e prioriza a valorização das comunidades tradicionais, a sustentabilidade e a troca de saberes entre visitante e nativos. Assim, o turismo de experiência na Bahia tem como principais ingredientes as pessoas e a nossa história. Portanto, vejamos algumas destas vivências autênticas que resgatam memórias afetivas.
Parque Estadual de Canudos – conheça a história da Guerra de Canudos
O guia que te acompanha neste roteiro é neto de um dos sobreviventes da mais sangrenta guerra do Brasil República. A casa do avô dele, João Regis, localizada dentro do Parque Estadual de Canudos é um pequeno Museu. Além disso, o roteiro inclui explicações sobre: Alto das Memórias, Vale da Morte, Outeiro das Marias. Para finalizar, contemplamos uma vista panorâmica do Açude Cocorobó.
Para ler a experiência completa, clique aqui.
Passeio de barco pelo Rio São Francisco
Saindo do porto da cidade de Xique Xique seguimos pelo Canal do Guaxinin que liga o Rio São Francisco a Lagoa Ipueira. Em seguida, navegando pelo Rio São Francisco em direção ao Povoado de Passagem, observamos a vida ribeirinha. Daí, ao chegarmos ao povoado, as artesãs explicam como é feito o trabalho de cerâmica e onde apresentam suas artes. Quem comanda o roteiro é senhor Reginaldo e sua esposa que para finalizar, prepara um mandim frito com farofa dentro do barco.
Para ler a experiência completa, clique aqui.
Turismo de Experiência na Bahia – Mini Pantanal Marimbus
Saímos de Lençóis e vamos em direção a Comunidade Quilombola do Remanso de onde partimos de canoa descendo o Rio Santo Antônio. Sabemos que a Chapada Diamantina reserva boas surpresas, no entanto, observar a variedade de plantas e aves no mini pantanal é incrível. Ademais, tentar remar numa canoa é muito divertido, embora quem “pilota” a embarcação é um morador da comunidade e durante a conversa, ocorre uma troca de saberes.
Para ler a experiência completa, clique aqui.
Comunidade Quilombola da Barra e Comunidade de Mato Grosso
Partindo de Rio de Contas, sul da Chapada Diamantina, encontramos duas comunidades diferentes em suas origens, mas com algo em comum: conservação das tradições. Primeiramente, visitamos a Comunidade da Barra onde encontramos dona Jovelina, uma elegante artesã que explica o que é o artesanato do crivo rústico. Depois, visitamos a Comunidade Mato Grosso e quem nos recebe é a família da Olívia Ramos, que produz um excelente café orgânico e desenvolve a agricultura familiar. Portanto, através deste roteiro descobrimos que no auge do garimpo do ouro havia segregação racial em Rio de Contas.
Para ler a experiência completa, clique aqui.
Passeio de barco pelo Rio de Paraguaçu
Navegar pelas águas do Rio Paraguaçu, saindo da cidade de Cachoeira, é uma verdadeira aula de história. Às margens do rio, vemos ruínas que lembram o ciclo da cana de açúcar e povoados tradicionais que preservam heranças africanas. Ao passo que descemos o Rio, nos empolgamos com a ideia de visitar o povoado de São Francisco do Paraguaçu que possui uma construção com influência indiana em sua arquitetura.
Para ler a experiência completa, clique aqui.
Estas são algumas sugestões de Turismo de Experiência na Bahia que estimulam um novo olhar sobre as pessoas e lugares.
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube