Praça de Mayo em Buenos Aires

0
25
praça de mayo em buenos aires

A Praça de Mayo em Buenos Aires é a mais antiga da cidade e cenário de todos os acontecimentos políticos mais importantes da história argentina, com exceção da Declaração da Independência. Seu nome é uma homenagem à Revolução de do dia 25 de maio de 1810, que gerou a Independência argentina, a partir da qual o país começa a escolher uma forma de governo própria.

praça de mayo em buenos aires

É também o lugar onde foi fundada por segunda vez a Cidade por Juan de Garay, no dia 11 de junho de 1580, com o nome de “Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Santa María del Buen Ayre”. Ao redor desta praça foi crescendo a primitiva aldeia, até se converter no centro político do país.

A Praça de Mayo em Buenos Aires é mais do que pedras e monumentos. É o coração pulsante de uma nação, o epicentro de suas lutas e conquistas. Ao redor da Praça de Mayo estão localizados vários edifícios históricos e governamentais. Aqui, a Casa Rosada (ou Casa de Gobierno) ergue-se majestosa, como guardiã dos destinos da nação, enquanto o Cabildo ecoa os sussurros dos patriotas do passado. A Catedral Metropolitana é onde rezou missa o Papa Francisco durante mais de 20 anos.

Casa Rosada

O Palácio, sede do Governo Nacional, está localizado onde o Forte de Buenos Aires foi construído em 1580. Foi residência de Vice-reis espanhóis e, posteriormente, abrigou autoridades dos governos argentinos com poucas restaurações.

praça de mayo em buenos aires

praça de mayo em buenos aires

praça de mayo em buenos aires

Em 1862, Bartolomé Mitre instalou-se ali com seus ministros, revitalizando-o como sede do governo político. Sob a presidência de Domingo Faustino Sarmiento, o palácio foi embelezado com jardins e pintado de rosado, ganhando o nome de Casa Rosada. Durante seu mandato, foi projetado o primeiro Palácio dos Correios, no espaço sul liberado pela demolição do forte, inaugurado por Nicolás Avellaneda em 1879.

Sáenz Peña foi o único presidente que residiu na Casa, entre 1910 e 1914.

Cabildo de Buenos Aires

O Cabildo de Buenos Aires, sede administrativa colonial desde 1580, passou por várias modificações ao longo do tempo. A instituição do Cabildo foi revogada em 1821 e, por quase 60 anos, serviu como edifício administrativo. Desde 1938, o Cabildo abriga a Comissão Nacional de Museus, Monumentos e Lugares Históricos, assim como o Museu Histórico Nacional do Cabildo de Buenos Aires e da Revolução de Maio.

praça de mayo em buenos aires

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

A Catedral Metropolitana é a sede principal da Igreja Católica na Argentina, localizada em uma área central de Buenos Aires. Apesar de ter uma história de construção tumultuada, o edifício atual é a sexta estrutura erguida no local desde a segunda fundação da cidade.

praça de mayo em buenos aires

A fachada, desenhada por Próspero Catelin e Pedro Benoit em 1822, possui 12 colunas simbolizando os doze apóstolos. No interior, possui naves, capelas laterais e um cruzeiro sob uma cúpula imponente de 41 metros de altura. A ornamentação da fachada, realizada por Joseph Dubourdieu em 1860, inclui um baixo-relevo representando o encontro de Jacó com seu filho José no Egito.

praça de mayo em buenos aires

praça de mayo em buenos aires

praça de mayo em buenos aires

A Catedral também abriga um museu em homenagem ao Papa Francisco, que serviu como Arcebispo de Buenos Aires até sua eleição como Sumo Pontífice em março de 2013.

Mas a Praça de Mayo em Buenos Aires também conhece a dor e a resistência. Durante os anos sombrios da ditadura militar argentina (1976-1983), as Mães da Plaza de Mayo reuniram-se semanalmente na praça para protestar contra o desaparecimento de seus filhos e para exigir justiça. Essas manifestações tornaram a Plaza de Mayo um símbolo da resistência e da luta pelos direitos humanos não apenas na Argentina, mas em todo o mundo.

praça de mayo em buenos aires

No centro da praça está a Pirâmide de Mayo, monumento construído em 1811 para celebrar o centenário da Revolução e foi reformado em 1856 pelo artista e arquiteto Prilidiano Pueyrredón. Entre a Pirâmide de Mayo e a Casa do Governo está localizado o monumento a Manuel Belgrano, criador da bandeira nacional.

praça de mayo em buenos aires

praça de mayo em buenos aires

Deste modo, reserve um tempo para apreciar a Praça de Mayo em Buenos Aires e tirar ótimas fotos. A tarde, o público desfruta sentado na grama em boa companhia.

Posts da série dessa viagem pela Argentina e Uruguay:

Qual moeda levar para Argentina e Uruguay
Livraria Grand Splendid El Ateneo
Museu de Arte Popular José Hernandez
Museu de Arte Latino-Americana MALBA
Rosedal de Palermo em Buenos Aires
Cemitério La Recoleta em Buenos Aires

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome