Galerias de Arte em Salvador – roteiro do Pelourinho

0
158
galerias de arte salvador pelourinho

Vamos percorrer as ruas do Centro Histórico neste roteiro de galerias de arte em Salvador e perceber como o Pelourinho é um reduto de grandes artistas. Assim, na companhia da guia de turismo Marah, vamos conhecer as obras de artistas renomados e quais influências marcam seus trabalhos.

Art Brazil

Nesta galeria, o Washington Silva nos recebe com muita hospitalidade e nos apresenta o mundo da arte baiana. Embora não seja artista plástico, Washington tem conhecimento técnico e biográfico de cada quadro exposto. Destacamos os seguintes artistas:

Carlos Kahan

Nasceu em São Paulo em 1959 e possui currículo com inúmeras exposições e obras espalhadas pelo mundo. Já foi premiado três vezes no Salão Bahia Marinhas nas edições 2009 e 2010 e 2016. Duas vezes premiado no Circuito de Moda e Arte do Salvador Shopping (2014 e 2015). Além disso, Carlos Kahan ganhou destaque internacional no ano de 2015, quando sua obra foi selecionada e publicada no catálogo internacional Brazil Land of Future, da Imago Mundis, publicado pelo italiano Luciano Benetton.

 

galerias de arte salvador pelourinho

Desta maneira, aprecie também as obras de Kahan nas paredes do Pelourinho.

galerias de arte salvador pelourinho

Eder Muniz

Podemos nos deparar com alguma inventividade do Eder Muniz a qualquer momento pelas ruas de Salvador. Visto que, desenvolveu sua arte através do grafite com obras que misturam natureza e homem. Mas sua criatividade ultrapassa fronteiras e chega a Nova York e à Sicília (Itália). Ademais, teve sua obra selecionada e publicada no catálogo internacional Brazil Land of Future, da Imago Mundis, publicado pelo italiano Luciano Benetton.

galerias de arte pelourinho

Condinho

Vem de uma família de artesãos e na adolescência, se interessou pela pintura. Condinho pinta cenas do cotidiano do povo baiano em seus cenários característicos com minúcia e lirismo primitivista que lembra muito o cubismo. Desse modo, um talento inspirado na cultura local com passagens por várias galerias do Centro Histórico.

galerias de arte salvador pelourinho

Edmundo Simas

Edmundo Simas, também conhecido como Super Boy, nasceu em Ubaitaba, Bahia, em 14 de março de 1941. Então, aos 9 anos, mudou-se com a família para o Pelourinho. Sendo assim autodidata, desde criança pintava e desenhava explorando diferentes materiais. Portanto, identificou-se com a escola cubista moderna e tomou como referências os mestres Picasso, Portinari, Di Cavalcanti e outros.

Entre as exposições que participou, estão a realizada na Biblioteca Pública, nos anos de 1969 e 1971, e na Galeria Rag em 1976. Obteve premiações em 1973 e 1978. Por isso, é um artista reconhecido e consagrado na Bahia que faleceu em 2 de setembro de 2017. Confira mais da obra deste artista no blog edmundosimas.blogspot .

Desse modo, ao encontrar Washington Silva na Art Brazil, com certeza você será bem recebido, terá boas trocas de informação e sairá com um belo quadro de recordação.

Galeria Art Brazil |Telefone: +55 71 99354.4297 |Instagram

galerias de arte salvador

Galerias de Arte em Salvador – Arléo

Caminhando pela Rua da Ordem Terceira, observamos um cartaz de manifesto na calçada, uma escultura (Jaleco Branco) homenageando os profissionais de saúde e daí ao erguer a cabeça, lemos: Arléo Galeria de Arte. Em seguida, entramos e encontramos um senhor simpático e que nos apresenta sua arte contemporânea.

galerias de arte salvador pelourinho

Seus quadros são resultados do processo da serigrafia, bem como, da mistura de imagens das celebridades, recortes de jornais ou revistas, poesia e outros temas. Segundo ele, a “desarmonia” é um reflexo do nosso pensamento que não é linear ao longo do dia.

galerias de arte salvador pelourinho

galerias de arte salvador pelourinho

Washington Arléo foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Bahia e integrou o Conselho do Carnaval (Concar) e foi diretor da Galeria Solar Ferrão.

Galeria de Arte Arléo | Endereço:Rua da Ordem Terceira, 9

galerias de arte salvador pelourinho

Galeria de Arte Raimundo Santos Bida

Nasceu em Nazaré das Farinhas, Recôncavo Baiano, e abandonou o curso de desenho arquitetônico para dedicar-se a pintura de arte naif do Brasil. Por isso, em 1988, fez a sua primeira exposição coletiva na  1ª Expo Natura na Galeria Abrigo da Arte em Salvador e se destacou em1991 quando ganhou o prêmio na 1ª Bienal do Recôncavo no Centro Cultural Dannemann em São Félix, Bahia.

No exterior, participou do Prix Suisse et Prix Europe de Peinture Moderne na Galeria Pro Arte Kasper em Morges, Suíça (1994) e das exposições individuais “Brasilidade” uma na Galeria Praça do Mar em Loulé, Portugal e outra no L´espace Culturel du Parlement Européen em Bruxelles, Bélgica (2001). Portanto, uma grande trajetória.

Galeria Raimundo Santos Bida
Endereço:Rua das Laranjeiras, 34
Telefone: (71) 3326-7062
Instagram

galerias de arte salvador pelourinho

Galerias de Arte em Salvador – Atelier de Enock Silva

Começamos na Art Brazil com o Washington Silva. Depois, foi a vez da Arléo, e por fim, entramos no Atelier do Enock Silva, um senhor de barba branca e jaleco estampado com tintas de tela.

galerias de arte salvador pelourinho

galerias de arte salvador pelourinho

Suas obras refletem sua personalidade, uma pessoa muito serena e hospitaleira. Assim como os demais artistas, Enock explica a elaboração das pinturas, as técnicas usadas e algumas particularidades do seu trabalho. Por isso, este é um lugar que gosto sempre de passar quando tenho a oportunidade de ir ao Pelourinho.

Atelier Enock Silva
Telefone: 071 99604.8209 (Whatsapp)

galerias de arte salvador pelourinho

Colocamos o atelier de Menelaw Sete em nosso roteiro, mas no dia em que fomos ao Pelourinho o espaço estava em reforma.

galerias de arte salvador pelourinho
Obra de Menelaw Sete na Galeria Art Brazil

Portanto, quando você vier à Salvador não deixe de conhecer as galerias de arte do Pelourinho na companhia da Guia de Turismo Marah Borges.

Contato de Marah Borges: Telefone: 071 98776.1834 (Whatsapp) | Instagram

O que é arte naïf

Durante o roteiro ouvi muito esta expressão e me perguntei o que é arte naif. Daí, entre explicações e observações, percebi que é uma arte livre e de traços simples. De fato, a definição mais formal nos diz que arte naïf é um termo usado para designar um tipo de arte popular e espontânea. portanto, o Pelourinho é um reduto desta arte.

VEJA TAMBÉM

Passeios alternativos em Salvador

Turismo de experiência em Salvador

Turismo de experiência na Bahia

Clique aqui e reserve sua hospedagem em Salvador através do Airbnb com desconto.

Clique aqui e reserve sua hospedagem em Salvador através do Booking com as melhores ofertas.

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome