Home Bahia Ilha de Boipeba na Bahia: onde ficar, onde comer e o que...

Ilha de Boipeba na Bahia: onde ficar, onde comer e o que fazer

A Ilha de Boipeba  faz parte do Arquipélago de Tinharé, tendo como sede o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia. Boipeba é abraçada tanto pelo oceano como pelo estuário do Rio do Inferno. Além disso, possui um patrimônio natural riquíssimo que foi reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.

ILHA DE BOIPEBA – COMO IR

Em nosso planejamento, levei tempo para entender e escolher o melhor trajeto, mas com planejamento, conseguimos chegar em Boipeba gastando pouco e conhecendo muito.

Para isso, deixamos o carro gratuitamente em Cairu e conhecemos esta cidade. Mas existem várias maneiras de como chegar em Boipeba, por isso confira o post abaixo:

LEIA MAISComo chegar em Boipeba: ônibus, carro, barco e avião.

 

ILHA DE BOIPEBA – POUSADAS

 

Se a ideia é gastar pouco, seja por economia ou por estar sozinho, leve em consideração o Abaquar Hostel  e o Point Hostel . No entanto, se você vai em grupo, confira no Airbnb casas com excelente custo benefício. Esta foi a opção da minha irmã e o marido que fizeram uma viagem econômica entre Barra Grande e Boipeba.

LEIA MAIS –  Uma viagem econômica entre Barra Grande e Boipeba em 8 dias

Mas se você quer exclusividade e serviço top de linha, tem a famosa Céu de Boipeba, a Mangabeiras e o Dendê Loft que são muito bem avaliadas nos sites de reserva de hospedagem.

No entanto, podemos ir além da Velha Boipeba e buscar opções em Moreré, um lugar ainda mais reservado. Então, verifique a avaliação da Pousada O Rancho Alegre, ou da Alizées Moreré que se auto intitula como luxo minimalista e inclusive o Hostel Moreré.

Nossa opção foi uma pousada simples, barata e confortável na Velha Boipeba. Assim, escolhemos a Pousada Caminho de Pedras que fica bem localizada entre a Praça Santo Antônio  e o Cais. O serviço é bom e não temos do que reclamar.

 

ILHA DE BOIPEBA – ONDE COMER

 

RESTAURANTES EM BOIPEBA

Na Praça Santo Antônio na vila Velha Boipeba é onde turistas e comunidade se encontram para bater papo e sobretudo para comer e beber, visto que, há vários quiosques de drinks, tapioca, pastel e outros.  Além disso, ao redor desta praça encontramos hotéis e restaurantes, a seguir indico dois que gostamos muito:

Jorge Som Bar – aqui provamos uma deliciosa moqueca de camarão e peixe por 40 reais ( meia porção) que serve bem duas pessoas. Foi neste restaurante que o garçom nos indicou o barqueiro para o passeio Volta a Ilha.

Restaurante Cavalo Marinho – aqui testamos um PF (prato feito) de marisco e peixe, acompanhado de arroz, feijão, pirão e salada, por 20 reais cada. E olha, só elogios viu! Para completar, a cerveja custou 8 reais e a maravilhosa casquinha de siri, foi 10 reais.

 

LANCHONETES EM BOIPEBA

Voltamos bem cansados do passeio de barco pela Ilha de Boipeba, assim após um descanso na pousada, procuramos um lugar para tomar um café bem forte. Seguimos em direção ao Porto e bem pertinho do Cais encontramos uma lanchonete com salgados deliciosos, café forte e tudo no precinho. Mas, qual é o nome? Lanchonete do Carlinhos BV.

 

BARRACAS DE PRAIAS

Neste quesito a maioria se concentra na Praia da Cueira e em Moreré:

Guido’s Restaurante – fica na Praia da Cueira e é famoso pelas lagostas fritas na manteiga, mas que custam a viagem toda, rsrs. A partir de 150 reais. Os passeios que saem de Morro de São Paulo, sempre param ali e por isso, o local fica cheio. Mas se você observar, ao lado, há outra barraca.

Acarajé da Karol – essa barraca fica ao lado do Guido’s e ali comemos uma moqueca de polvo  e camarão (85 reais para 4 pessoas), tomamos uma roska (12 reais), bem como umas cervejas bem gelada (10 reais) e claro, comemos uma delicioso acarajé. Atendimento ótimo e comida saborosa, porém não aceita cartão.

ilha de boipeba onde comer

ilha de boipeba na bahia

 

ILHA DE BOIPEBA – O QUE FAZER

 

PASSEIOS DE BARCO EM BOIPEBA

 

Piscinas naturais de Guarapuá – este lugar fica entre Morro de São Paulo e Boipeba e olhando no Google Maps, já dá para perceber que é muito lindo. Por isso ficamos empolgados e apreçamos o valor do passeio e Sr Dado, sim, aquele mesmo do passeio Volta a Ilha, nos cobrava 80 reais por pessoa.

Mas como só tínhamos dois dias pra conhecer Boipeba, sendo que no primeiro, fizemos o passeio Volta a Ilha, veio a dúvida: ir até Guarapuá ou fazer a trilha até Bainema?

Assim, preferimos fazer a trilha da Praia da Cueira até Bainema pois é grátis! rsrs. Além disso, não achamos interessante ficar num lugar só ( Guarapuá) durante tanto tempo.

ilha de boipeba na bahia
Foto: Wikimedia por Tiago Lopes

Mas se tivéssemos mais tempo em Boipeba, com certeza iríamos a Guarapuá.

Passeio Volta a Ilha – este é o principal passeio da Ilha, mas não é pega turista e nem é caro. Custa de 60 a 100 reais/pessoas e leva o dia todo. Confira os atrativos e duração do passeio, aqui:

LEIA MAIS –  Passeio Volta a Ilha: preço, duração e fotos

 

AS MELHORES PRAIAS DE BOIPEBA

 

PONTA DOS CASTELHANOS

ilha de boipeba na bahia

 

PRAIA DE MORERÉ

ilha de boipeba na bahia

 

PRAIA DA CUEIRA

ilha de boipeba na bahia

 

TASSIMIRIM

ilha de boipeba na bahia

PRAIA DAS PEDRINHAS

 

BOCA DA BARRA

PÔR DO SOL EM BOIPEBA

O local mais famoso para ver o pôr do sol em Boipeba é no Morro Quebra Cu (o nome é esse mesmo, rsrs).

ilha de boipeba na bahia
Foto de Alexandre Lima

 

Viagem feita em Janeiro de 2017.

 

VEJA TAMBÉM:

Visite Cairu na Bahia a caminho de Boipeba

O que ver na Península de Maraú

Caminhada da Praia da Cueira até Bainema

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

3,540FansLike
688FollowersFollow
523FollowersFollow
109SubscribersSubscribe

MAIS VISTOS

Camping no Diogo Linha Verde Bahia – uma experiência divertida!

A Vila do Diogo é uma ótima opção para quem busca onde acampar no Litoral Norte da Bahia com segurança e quer aproveitar o...

Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto

E o blog aqui vai para mais uma Blogagem Coletiva #PatrimoniosUnesco, visitando diversos Patrimônios da Humanidade neste mês de Agosto em que se comemorou...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é...

Aracaju – O que fazer em 2 dias

Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato,...