Home Bahia Praias de Boipeba: trilha da Cueira até Bainema passando por Moreré

Praias de Boipeba: trilha da Cueira até Bainema passando por Moreré

As melhores praias de Boipeba você conhece numa caminhada/trilha fácil e tranquila. Para mim, é o melhor passeio da Ilha e o melhor, é grátis. Mas precisamos estar atentos a um detalhe e no post eu vou te dizer qual é.

praias de boipeba cueira

Começamos a trilha na Praia da Cueira e fomos até a praia de Bainema passando pela praia de Moreré. Para retornar, utilizamos as pernas também, mas caso você não esteja disposto a caminhar tanto, pode pegar um trator em Moreré.

 

TRILHA PELAS PRAIAS DE BOIPEBA

 

PRAIA DA CUEIRA

É uma praia com longa faixa de areia com aqueles coqueirais que adornam a paisagem. Além do belo cenário praiano, por ali encontramos barracas simples e a famosa (e cara!) lagosta do Guido. Bem como, é o “final de linha” das carroças que transportam os turistas da Vila de Boipeba até a Cueira.

praias de boipeba na bahia

praias de boipeba cueira
Praia da Cueira

praias de boipeba na bahia

 

FOZ DO RIO ORITIBE

Pronto, agora é que são elas! Como é que a gente vai atravessar este rio? Como a maré estar baixando, fica fácil e divertido. Porém, se você não conseguir, tenha paciência e espere a maré baixar.

praias de boipeba na bahia
Rio Oritibe

E lá vamos nós …

praias de boipeba na bahia

praias de boipeba na bahia

 

FAZENDA e COQUEIRAIS

Depois que atravessamos o Rio, vamos em direção ao mar passando por uma fazenda com vários coqueiros que forma um visual interiorano e ao mesmo tempo aconchegante. Não sei explicar. Em seguida, puxamos a porteira e já estamos na praia. Agora, uma parada pro banho, é claro!

praias de boipeba na bahia

praias de boipeba

praias de boipeba na bahia

praias de boipeba na bahia
Moreré

 

PRAIA DE MORERÉ

Este é o lugar tão aguardado em nosso roteiro pelas praias de Boipeba, tanto por sua beleza e sobretudo, pela facilidade em se alcançar as piscinas naturais. Bom, não é tão fácil pois, quanto mais  baixa a maré, mais caminhamos. Mas olha, a recompensa vale o esforço. Ainda que as piscinas sejam o maior atrativo, os visitantes ficam ali aproveitando a sombra da amendoeira para relaxar e isso eu achei incrível em Boipeba.

praias de boipeba na bahia

praias de boipeba na bahia

praias de boipeba na bahia
um pulo em Moreré

praias de boipeba na bahia

praias de boipeba na bahia

Caso queira, escolha um dos restaurantes de Moreré e almoce, mas se estiver com disposição, seguimos para a próxima praia …

 

PRAIA DE BAINEMA

Estamos quase no final do nosso roteiro e a intenção é chegar até Bainema. Assim, perguntamos a um senhor por onde ir e ele apontou pra frente levantando o queixo levemente: “É ali ó”. Beleza, seguimos em frente pelo caminho sombreado que é um charme só!

Enfim, após duas horas e meia de caminhada desde a Praia da Cueira, chegamos em Bainema, final da “trilha”. Ali descansamos um pouco aproveitando a longa faixa de areia, mas a água não é tão clara como as demais praias de Boipeba e não há barracas.

praias de boipeba bainema

praias de boipeba bainema

praias de boipeba na bahia
Praia de Bainema

Como levamos nosso lanche, não compramos nada em Moreré e deixamos para fazer nossa almojanta  na Barraca da Karol  que fica na  Praia da Cueira, mas isso fica pro post sobre o que fazer em Boipeba.

Lembra do Rio que atravessamos no começo do roteiro? Olha ele aí na volta, com a maré baixíssima:

praias de boipeba na bahia

Não esqueça do protetor, do chapéu, da água e lanche, pois a caminhada é longa, porém maravilhosa!

praias de boipeba na bahia

Viagem feita e post escrito em Janeiro de 2017.

 

VEJA TAMBÉM:

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Passeio Volta a Ilha de Boipeba: preço, duração e fotos

Uma viagem econômica entre Barra Grande e Boipeba

Ilha de Boipeba na Bahia: onde ficar, onde comer e o que fazer

 

16 COMMENTS

  1. Parabéns pelo fantástico relato. Boipeba é um dos meus lugares favoritos em todo o Brasil – conheci há alguns anos, e só espero que o turismo não estrague essa maravilha. Grande abraço desde Portugal.

    • Olá Felipe!

      Realmente, o lugar que mais amo na Bahia depois da Chapada Diamantina.
      O turismo responsável é muito importante para localidades como Boipeba, onde a população vive do turismo e precisa preservar a natureza para sua própria sobrevivência.

      Forte abraço e obrigada pelo comentário!

    • Olá Tiago,

      Tiago retorno foi a tarde.
      A penúltima foto do post é na praia da Cueira, na volta.

      Se você for com a maré baixando, dá pra voltar com ela bem baixa ainda … a depender do horário.

      Abraços!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

3,540FansLike
688FollowersFollow
523FollowersFollow
109SubscribersSubscribe

MAIS VISTOS

Camping no Diogo Linha Verde Bahia – uma experiência divertida!

A Vila do Diogo é uma ótima opção para quem busca onde acampar no Litoral Norte da Bahia com segurança e quer aproveitar o...

Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto

E o blog aqui vai para mais uma Blogagem Coletiva #PatrimoniosUnesco, visitando diversos Patrimônios da Humanidade neste mês de Agosto em que se comemorou...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é...

Aracaju – O que fazer em 2 dias

Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato,...