As melhores praias de Boipeba você conhece numa caminhada/trilha fácil e tranquila. Para mim, é o melhor passeio da Ilha e o melhor, é grátis. Mas precisamos estar atentos a um detalhe e no post eu vou te dizer qual é.
Começamos a trilha na Praia da Cueira e fomos até a praia de Bainema passando pela praia de Moreré. Para retornar, utilizamos as pernas também, mas caso você não esteja disposto a caminhar tanto, pode pegar um trator em Moreré.
TRILHA PELAS PRAIAS DE BOIPEBA
PRAIA DA CUEIRA
É uma praia com longa faixa de areia com aqueles coqueirais que adornam a paisagem. Além do belo cenário praiano, por ali encontramos barracas simples e a famosa (e cara!) lagosta do Guido. Bem como, é o “final de linha” das carroças que transportam os turistas da Vila de Boipeba até a Cueira.
FOZ DO RIO ORITIBE
Pronto, agora é que são elas! Como é que a gente vai atravessar este rio? Como a maré estar baixando, fica fácil e divertido. Porém, se você não conseguir, tenha paciência e espere a maré baixar.
E lá vamos nós …
FAZENDA e COQUEIRAIS
Depois que atravessamos o Rio, vamos em direção ao mar passando por uma fazenda com vários coqueiros que forma um visual interiorano e ao mesmo tempo aconchegante. Não sei explicar. Em seguida, puxamos a porteira e já estamos na praia. Agora, uma parada pro banho, é claro!
PRAIA DE MORERÉ
Este é o lugar tão aguardado em nosso roteiro pelas praias de Boipeba, tanto por sua beleza e sobretudo, pela facilidade em se alcançar as piscinas naturais. Bom, não é tão fácil pois, quanto mais baixa a maré, mais caminhamos. Mas olha, a recompensa vale o esforço. Ainda que as piscinas sejam o maior atrativo, os visitantes ficam ali aproveitando a sombra da amendoeira para relaxar e isso eu achei incrível em Boipeba.
Caso queira, escolha um dos restaurantes de Moreré e almoce, mas se estiver com disposição, seguimos para a próxima praia …
PRAIA DE BAINEMA
Estamos quase no final do nosso roteiro e a intenção é chegar até Bainema. Assim, perguntamos a um senhor por onde ir e ele apontou pra frente levantando o queixo levemente: “É ali ó”. Beleza, seguimos em frente pelo caminho sombreado que é um charme só!
Enfim, após duas horas e meia de caminhada desde a Praia da Cueira, chegamos em Bainema, final da “trilha”. Ali descansamos um pouco aproveitando a longa faixa de areia, mas a água não é tão clara como as demais praias de Boipeba e não há barracas.
Como levamos nosso lanche, não compramos nada em Moreré e deixamos para fazer nossa almojanta na Barraca da Karol que fica na Praia da Cueira, mas isso fica pro post sobre o que fazer em Boipeba.
Lembra do Rio que atravessamos no começo do roteiro? Olha ele aí na volta, com a maré baixíssima:
Não esqueça do protetor, do chapéu, da água e lanche, pois a caminhada é longa, porém maravilhosa!
Viagem feita e post escrito em Janeiro de 2017.
VEJA TAMBÉM:
Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião
Passeio Volta a Ilha de Boipeba: preço, duração e fotos
Uma viagem econômica entre Barra Grande e Boipeba
Ilha de Boipeba na Bahia: onde ficar, onde comer e o que fazer
[adrotate banner=”3″]
16 comentários em “Praias de Boipeba: trilha da Cueira até Bainema passando por Moreré”
Que lugar mais lindo!! Amei as fotos, o post, tudo! E o blog também, que lindo. Parabéns!!!
Que demais… também amei.!
Passeio lindo
Que delicia de passeio. Adorei a dica!
Que paisagem linda!!! Babei nessa moqueca, viu! Também acho um absurdo R$150 por uma lagosta! Pagaria pela moqueca muito mais feliz!rs 😋
Não conhecia essa ilha, parabéns pelo artigo, as fotos ficaram excelentes! Abraço!
Aiii sou louca pra conhecer!!! As fotos estão de babar
Não gosto de entrar no mar, mas adoro uma foto com água como várias dessas aqui! Mas fiquei babando mesmo foi nessa comilança toda!!! Yummy!
Não conheço a ilha, mas tô perdendo e muito! Preciso agilizar uma visita, porque pelas fotos esse lugar é um pedacinho do paraíso! E essa moqueca fez a gente desejar um teletransporte pra ir correndo provar!
Obrigada galera!
Mas façam planos de ir em Boipeba, o grande "problema" é querer ir sempre! rsrs.
Abraços.
Lindo trabalho, continue com essa imensa ajuda
Olá Lídice!
Fico muito feliz e agradecida.
Abraços!
Parabéns pelo fantástico relato. Boipeba é um dos meus lugares favoritos em todo o Brasil – conheci há alguns anos, e só espero que o turismo não estrague essa maravilha. Grande abraço desde Portugal.
Olá Felipe!
Realmente, o lugar que mais amo na Bahia depois da Chapada Diamantina.
O turismo responsável é muito importante para localidades como Boipeba, onde a população vive do turismo e precisa preservar a natureza para sua própria sobrevivência.
Forte abraço e obrigada pelo comentário!
Olá, parabéns pelo relato. Tire uma dúvida, o retorno nesse dia você fez a pé? Foi noturno o retorno?
Obrigado
Tiago
Olá Tiago,
Tiago retorno foi a tarde.
A penúltima foto do post é na praia da Cueira, na volta.
Se você for com a maré baixando, dá pra voltar com ela bem baixa ainda … a depender do horário.
Abraços!
Pingback: Passeio Volta a Ilha em Boipeba na Bahia: preço, roteiro e fotos