Passeio de barco pelo Rio Paraguaçu Recôncavo Baiano

0
110
passeio de barco rio paraguacu

Olá meu povo! Continuamos a sequência de posts sobre o Roteiro Paraguaçu e neste post você vai conferir como é o passeio de barco pelo Rio Paraguaçu. Portanto, se você ainda não leu o post sobre a Trilha da Escada do Sino e o Convento do Paraguaçu, no final do post coloquei os links.

Rio Paraguaçu onde fica

Antes de tocar neste assunto, vale mencionar que em 2016 escrevi um post sobre um passeio de barco pelo Rio Paraguaçu saindo de Cachoeira, e na época, eu disse que uma visita guiada com explicação histórica e geográfica seria muito bom. Daí, em 2021 tive a oportunidade de fazer um passeio completo com o Meeno Garcia e deixo tudo aqui registrado no blog.

Agora, voltando ao tema …

Bom, o Rio Paraguaçu nasce na cidade de Barra da Estiva, Bahia e encontra-se com o oceano em Barra do Paraguaçu (em frente a Araripe ou Monte Cristo). Assim, este rio maravilhoso percorre 600km atravessando cidades como Ibicoara, Andaraí, Santo Estevão. Daí, encontra a barragem da Pedra do Cavalo e segue entre São Félix e Cachoeira até encontra-se com mar logo a frente.

passeio de barco rio paraguacu

Qual a importância do Rio Paraguaçu

O Rio Paraguaçu é o maior rio baiano e é responsável pelo abastecimento de Salvador e Região Metropolitana através da barragem da Pedra do Cavalo. Além disso, é navegável em vários pontos sendo a fonte de renda de muitas famílias que vivem do turismo e da pesca. No passado, era a via mais usada para transporte de mercadorias entre o Recôncavo e a cidade de Salvador.

Ressalto que o Rio Paraguaçu, assim como diversos recursos do meio ambiente, vem sendo mal tratado em seu curso e um dos fatores que aceleram a devastação é a omissão dos órgãos públicos.

Como é o passeio de barco pelo Rio Paraguaçu

Primeiro, fizemos a trilha até a Cachoeira Escada do Sino. Depois, conhecemos o Convento do Paraguaçu. Em seguida, almoçamos e por fim, fizemos o passeio de barco.

A primeira parada para banho é na Ilha dos Franceses que leva este, visto que, segundo Frei Vicente do Salvador, primeiro historiógrafo brasileiro, relata que Cristóvão Jacques encontrou duas naus francesas negociando com os índios e ali afundou as embarcações.

passeio de barco rio paraguacu

passeio de barco rio paraguacu

Navegando rio abaixo, avistamos o Engenho Novo um dos primeiros da região do Recôncavo Baiano. Posteriormente, esse engenho foi transformado na Fazenda Charqueada Salamina, em que se desenvolveu a criação de gado. Alguns quilombolas remanescentes do período do engenho permaneceram trabalhando na fazenda, submetidos a práticas escravistas abusivas e violentas.

passeio de barco rio paraguaçu reconcavo
um dos primeiros engenhos da região

Forte da Salamina e o passeio de barco pelo Rio Paraguaçu

Depois, conhecemos o Forte Salamina que fica na comunidade quilombola de Putumuju. Este forte fazia parte do sistema de defesa do Rio Paraguaçu e segundo IPHAN recebe o nome de Forte do Paraguassú, porém há outros nomes para este patrimônio, tais como, Forte do Alemão, Fortinho do Paraguassú, Forte de Santa Cruz do Paraguassú e Forte da Barra de Santa Cruz do Paraguassú.

passeio de barco rio paraguaçu reconcavo

passeio de barco rio paraguacu

passeio de barco rio paraguacu

Esta fortificação é tipicamente marinha, flanqueada por água em três dos seus lados, desenvolvida em forma de hexágono com um só ângulo reentrante e parapeito à barbete, construída em alvenaria de pedra com guaritas em tijolos. Juntamente com o fortim da Forca, na margem oposta do rio, cujos fogos se cruzavam, tinha a função de impedir o acesso dos inimigos ao Iguape e seus engenhos e às vilas de Maragogipe e Cachoeira e, por conseguinte, ao sertão.

passeio de barco rio paraguacu
Comunidade quilombola Putumuju

Fique atento às explicações de Meeno Garcia e você vai aprender muito mais.

Após conhecer o Forte da Salamina, seguimos até avistar o estaleiro da Enseada do Paraguaçu.

passeio de barco rio paraguacu
á direita, a Enseada.

Sobre a Enseada, vale reproduzir o que consta no site Portal Naval:
“A Enseada Indústria Naval é formada pelas empresas Odebrecht, OAS, UTC e a KHI (Kawasaki Heavy Industries Ltd.) e possui investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões no Recôncavo Baiano … Quando estiver operando a plena capacidade, poderá processar até 36 mil toneladas de aço por ano trabalhando em regime de turno único, o que permite uma ampla margem de produção, construindo navios de altíssima especialização, que poderão ser fabricados simultaneamente.”

O que a empresa Enseada tenta fazer hoje? Segundo o presidente da empresa, numa entrevista para o Correio da Bahia em Julho de 2021, comentou:

“A posição do terminal portuário da Enseada é estratégica para a exportação, acredita Maurício Almeida. Segundo ele, o terminal vai permitir que riquezas produzidas no estado e que eram escoadas por outros portos ou terminais fora do estado passem a ser movimentadas pela Bahia. “Nós passamos a ter uma alternativa muito competitiva para escoar as nossas riquezas”.”

Em seguida, retornamos com mais uma parada para banho em uma propriedade privada ás margens do Rio e observamos mais de perto a Capela da Penha que era ladeada por duas imensas palmeiras. A Capela é de 1660, possui características renascentista, capela-mor revestida de azulejos. Embora a Capela foi tombada pelo IPHAN, hoje percebemos a existência apenas da parte frontal da construção e uma palmeira já caiu.

passeio de barco rio paraguaçu reconcavo
uma das palmeiras, caiu. só ficou uma.

Mas a cereja do bolo, na minha humilde opinião, é a chegada a São Francisco do Paraguaçu com o sol se pondo e colorindo em tons alaranjados o Convento de onde assistimos um espetáculo da natureza.

passeio de barco rio paraguaçu reconcavo

passeio de barco rio paraguacu reconcavo por do sol passeio de barco rio paraguacu

Portanto, se você quer fazer este passeio tão enriquecedor e bonito, entre em contato com o Meeno Garcia (75 99882-4210 (Whatsapp). Não ganhei um centavo pra falar dele e não foi cortesia.

Confira este passeio no canal do Youtube:

VEJA TAMBÉM

Cachoeira Escada do Sino
Convento Santo Antônio do Paraguaçu

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome