Parando pra pensar, é um privilégio sermos banhados pelo oceano Atlântico e possuirmos as maiores baías do Brasil: Baía de Todos os Santos e a Baía de Camamu. Por serras, morros e vales percorrem rios genuinamente baianos como o Rio Paraguaçu e o Rio Pojuca. Sendo assim, um passeio pelas nossas águas é quase obrigatório.
Contato: Sr Bim- 75 999799650 (Vivo)/ 983077496 (Claro)
Dica: não é um passeio com guia de turismo. Apenas se contrata um serviço de transporte. Porém o dono da embarcação conhece o local e vai explicando algumas coisas. No post você encontra muitas informações da região e como aproveitar bem o passeio.
Dica: o passeio é feito em barco regional que embeleza o Rio. O dono é o senhor Reginaldo, filho de Xique Xique e que conhece muito bem o local. Foi nos oferecido um peixe frito, saboreado dentro da embarcação no jeito bem sertanejo.
Dica: é um passeio muito bacana e o ponto alto é a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, mas é uma pena que passemos pouco tempo lá. Leve agasalho para se abrigar do vento no trajeto entre as ilhas e o continente.
barcos que fazem passeios pela Baía de Todos Santos entre Bom Jesus e Salinas
Contato: João ( 071 98330.1283) e o Nilton ( 071 98286.0835)
Dica: comece o passeio cedo e evite a multidão que vai chegando ao longo do dia principalmente na praia da Pedra Mole. Caso você esteja em Salinas ou na Ilha de Itaparica ( a depender do local) você pode chegar de carro até Barra do Paraguaçu.
Para conhecer as Ilhas da Baía de Todos os Santos, confira este post aqui.
Dica: os preços parecem tabelados, mas vale pechinchar ( chorar) que o valor pode ficar em 60 reais por pessoa na baixa estação. Embora seja um passeio feito pro turista, é muito lindo e vale a pena!
Dica: escolha o tempo bom e céu limpo. O passeio é um safári em alto mar, nada é programado para que as baleias apareçam. Se você não avistar estes animais, o passeio é reprogramado. A temporada das baleias jubarte começa em Julho.
Sobre segurança: os barqueiros, em sua maioria, são registrados na Capitania dos Portos da região. Todos aqui mencionados são autorizados a navegar em seus respectivos trajetos e com suas embarcações. Ao entrar em contato, não deixe de verificar as informações de segurança.
E um passeio que um dia espero fazer pela Baía de Todos os Santos, é este: