Início > Bahia > Roteiro de carro pelo Oeste da Bahia
Roteiro de carro pelo Oeste da Bahia
Escrito por Vaneza Narciso | Atualizado em:
Um pedacinho da Bahia que vale a pena conhecer de carro é o Oeste da Bahia devido a sua diversidade cultural e belezas naturais. Podemos traçar uma rota pela BR 242 e o retorno pela BA 052 ( famosa Estrada do Feijão), e ainda incluir a Chapada Diamantina no roteiro. E por falar em estrada, esta viagem nos proporciona belíssimas vistas de alguns parques de preservação ambiental.
Barra, no encontro do Rio Grande e o Rio São Francisco
Mapa do trajeto:
Dia 1 – Chapada Diamantina
Você pode optar por:
– apenas passar em Lençóis para ver o centro ou almoçar;
– se tiver fôlego, subir o Morro do Pai Inácio e continuar a viagem;
– almoçar em Seabra e conhecer o centro que possui uma igreja em quartzo rosa;
Escolhemos a terceira opção.
Foto: Tatiana Azeviche, SETUR/BA
Igreja de Bom Jesus, localizada no ponto mais alto de Seabra, construída em quartzito rosa, em estilo moderno (1975), é o terceiro maior templo católico do mundo, construído com essa pedra.
Dia 2 – Ibotirama
Você pode optar por:
– pernoitar na cidade, comer surubim e ver o pôr do sol no cais;
– apenas almoçar um bom surubim em um dos hotéis ou restaurantes da cidade;
– apenas conhecer o cais que tem uma vista linda da ponte sobre o Rio São Francisco.
‘Amarra-se o burro à vontade do dono.’ Por isso, crie seu roteiro com base nestas sugestões. Faça-o com tranquilidade, pois uma coisa é certa: este pedaço de Bahia vai te surpreender!
Estradas do Oeste da Bahia
descendo a Serra do Angelin, BA 052, em direção a Vila de Ventura (à direita) devidamente sinalizada
Neste roteiro de carro pelo Oeste da Bahia, encontramos estradas boas e sinalizadas.
via Ipirá – saindo de Salvador, o trajeto passa por Feira de Santana , vai até e Ipirá e daí segue pela BR 242. Este trecho é tranquilo, pista boa e adianta a viagem.
BR 242– a partir da Chapada Diamantina fica melhor, mesmo com trânsito intenso de carretas, a pista tem muitas retas que permitem ultrapassagem seguras. Mas a partir de Ibotirama não tem acostamentos e a pista é estreita.
BA 161– esta rodovia liga a BR 242 a Barra e termina no povo de Ibira passando pelas Dunas da Geléia. Margeia o Rio São Francisco. Requer atenção pois há trechos bem esburacados. Mas o que torna a viagem legal são as muitas borboletas na estrada é a serra que fica a nossa direita ( sentido Barra). O trecho que vai para as Dunas da Geléia é de terra e em época de chuva é intransitável.
trecho da BA 161 margeando as Dunas da Geléia
BA 052 – após atravessar de balsa o Rio São Francisco que liga a cidade de Barra e Xique Xique, seguimos por esta rodovia sentido Salvador. Alguns trechos precários e outros literalmente caindo aos pedaços, mas o que causa apreensão mesmo são os animais na pista. Muitos mesmo! Há restaurantes bem estruturados ao longo da estrada e dois locais que recomendo é O Morangão e a Roda d’água, onde você prova uma cozinha deliciosa e caldo de cana.
travessia de Balsa, de Xique Xique para Barra. Nós fizemos o trajeto inverso.
Hotel Plaza -77 3698.1574
Pousada Portal do São Francisco – 77 3698.1432
Glória Palace Hotel – 77 3698.1107
Serra do Rio – 77 3698.3080
Velho Chico – 77 3698.2230
Atlanta Hotel – 77 3698.2604
Barra
Hotel Canoas – (74) 3662-2193
Barra Lazer Hotel- 74 3662-2459
Hotel Tropical – (74) 3662-2973
Pousada Miguel Araujo – (74) 99927-36230/ 3641-5079
Pousada Morro do Chapéu – (74) 3653-1131
Hotel Gruta dos Brejões – (74) 3653-2202
A Bahia vai muito muito além de Porto Seguro, Morro de São Paulo e Praia do Forte. Estas são apenas as beiradas da nossa cultura. Literalmente, as beiradas. Existe uma Bahia produtiva, de geografia única, cheias de preciosidades e de pessoas guerreiras. Existe uma Bahia fora da mídia, mas que representa a realidade brasileira. Uma Bahia que quebra nossos paradigmas, derruba nossos pré conceitos e que nos mostra o outro lado da moeda. Uma Bahia que quanto mais desbravamos, mais questionamos e nos indignamos. Mais perguntamos e poucas respostas encontramos. Aliás, existe uma Bahia que nos cala e nos faz ouvir mais. Que nos coloca na posição de eternos alunos. Uma Bahia que nos entristece e aos mesmo tempo nos apaixona. Existe uma Bahia que te faz pensar: como eu nunca soube disso?!! Por tanto, conheça mais a Bahia!