INÍCIO Bahia Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano e seus atrativos

Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano e seus atrativos

Vamos conhecer Santo Amaro da Purificação, uma das principais cidades do Recôncavo Baiano através do olhar de uma pequena de 10 anos chamada Manuela. Ao final, confira o vídeo que nós gravamos lá em Santinho, como é carinhosamente chamada esta cidade.

HISTÓRIA  DE SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO

Santo Amaro da Purificação fica localizada no Recôncavo da Bahia e foi fundada em 1557. A região do recôncavo era habitada por índios e depois se tornou propriedade dos monges beneditinos que, num povoado que ali surgira, construíram uma pequena igreja dedicada ao Abade Santo Amaro (nome português para São Mauro, o primeiro discípulo de São Bento).

Em 14 de junho de 1822, a Câmara de Santo Amaro reuniu-se em prol da Independência do Brasil, dando início aos movimentos que geraram o 7 de setembro de 1822. A “Leal e Benemérita” cidade de Santo Amaro teve participação ativa do início ao fim do processo da emancipação nacional.

ATRATIVOS DE SANTO AMARO

Os atrativos serão apresentados na sequência em que podem ser visitados. E roteiro é a pé. Vamos lá!?

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação

No ano de 1606, foi criada uma freguesia dedicada a Nossa Senhora da Purificação, e construiu-se uma segunda igreja, dedicada a essa devoção, e que passou a ser a sede paroquial do local.

A construção da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação foi iniciada em 1706 e levou quase 100 anos para ser construída, por isso encontramos vários estilos arquitetônicos como o barroco e o neoclássico. Destaque para os azulejos que retratam passagens bíblicas.

A Igreja passou por restauração e em 27/10/2019 teve sua primeira missa pública após o restauro.

santo amaro da purificação bahia
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação

Praça da Purificação

A praça fica bem em frente a Igreja Matriz e conta com um coreto e um chafariz. O coreto tem azulejos belos e coloridos, já o chafariz é bem antigo e em sua base há uma referência ao ano de 1856.

santo amaro da purificação bahia
Praça da Purificação

santo amaro da purificacao
Coreto da cidade

santo amaro da purificação
piso do Coreto

santo amaro da purificação
Chafariz

santo amaro da purificação
detalhes do Chafariz

Casa de Câmara de Cadeia

A construção da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santo Amaro foi concluída em 1769 após a povoação ser elevada a categoria de vila em 1727.

A partir de 1916 a sede da Imprensa Oficial da vila passou a funcionar neste edifício. No ano de 1928, a cadeia pública, que funcionava no térreo desde a construção do prédio, foi transferida para outro local. Hoje o edifício é ocupado pela Câmara Municipal e pela Prefeitura.

santo amaro da purificação
restauração da Casa de Câmara e Cadeia

Convento do Recolhimento dos Humildes

O Convento do Recolhimento dos Humildes foi fundado em 1808 e oficializado em 1817 como centro de educação feminino, o espaço foi criado para abrigar meninas órfãs, escravas, viúvas e filhas de senhores de engenho.

Sob a guarda do clérigo, essas mulheres aprendiam sobre o catolicismo e afazeres domésticos. Em junho de 1980, o convento passou a abrigar o Museu do Recolhimento dos Humildes dedicado a arte sacra.

santo amaro da purificação
Convento do Recolhimento dos Humildes

Feira de Santo Amaro e Mercado Municipal

Os melhores dias de Feira é sábado e segunda quando os comerciantes da região se deslocam para a cidade. Aqui encontramos produtos regionais como a maniçoba, tapioca, farinha e carnes para uma boa feijoada. O movimento é intenso e o comportamento dos feirantes nos leva a contemplação. Amo!

santo amaro da purificação
Feira e Marcado Municipal

Rio Subaé

O rio Subaé nasce em Feira de Santana passa por São Gonçalo dos Campos e se dirige para Santo Amaro da Purificação até desaguar na Bahia de Todos os Santos. Ele termina em Monte Cristo, Bom Jesus dos Pobres, Saubara, Bahia.

Encontra-se poluído e nos faz refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente.

santo amaro da purificação bahia
Rio Subaé

Igreja do Rosário e Praça Comendador Sampaio

A capela de Nossa Senhora do Rosário de Santo Amaro foi construída pela Irmandade do mesmo nome em 1784. Através da análise de seu estatuto, foi possível identificar a presença de africanos de nação angola e também crioulos nos quadros administrativos, como juízes e procuradores. A referida Igreja localiza-se na Praça Comendador Sampaio.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z Blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em

Solar Araújo Pinho ou Solar do Conde de Subaé

O Solar Araújo Pinho foi construído em 1873 por  José Moreira de Carvalho, o Conde de Subaé,  e hospedou o Imperador D. Pedro II. Atualmente é a sede da Casa do Samba.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z Blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em

Solar Paraíso

Em 1888, por morte do Conde de Subaé, D. Maria de Carvalho Melo Pinho recebe a propriedade por herança, conforme sentença de 20 de dezembro daquele ano, do Excelentíssimo Dr. Victal Ferreira de Moraes Sarmento. O imóvel foi registrado em 12/09/1956 sob o n° 8039, livro 3-S, fl. 110.

santo amaro da purificação
Solar Paraíso – propriedade privada

Igreja de Santo Amaro

Em 1667, é construída uma igreja dedicada a Santo Amaro, um dos abades da Ordem Jesuíticas, dando início á freguesia. Mas em 1678 a igreja estar deteriorada e muda-se a sede da freguesia para a capela dedicada a Nossa senhora do Rosário, ás margens do rio Traripe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z Blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em

Igreja no Alto do São Francisco

Daqui se tem uma vista panorâmica de toda a cidade, confira no vídeo ao final do post.

santo amaro da purificação
Igreja no Alto do São Francisco

ENGENHO SERGIPE DO CONDE

Durante o segundo governo geral no Brasil, Mem de Sá, aniquila aldeias e expulsa os índios e divide as terras em sesmarias. Assim  fundou um dos mais conhecidos engenhos da História colonial, o Engenho Sergipe, que mais tarde tornou-se propriedade do Conde de Linhares e por fim dos Padres Jesuítas do Colégio de Santo Antão, até a expulsão da ordem no Brasil, em 1759.

O Engenho Sergipe do Conde foi instalado em 1563 nas terras que faziam parte da grande sesmaria que ia de “Marapé até a ponta de Saubara”, entre os atuais municípios de São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação e Saubara.

No século XVII o engenho Sergipe ficou conhecido como a Rainha do Recôncavo. Sua localização estratégica, imponência arquitetônica e força produtiva o colocavam na liderança da produção no Recôncavo. Além de ter a maior casa de moenda da região, dispunha de grande contingente de escravos, cerca de 300, quando a média de um engenho de grande porte era de 100 escravizados por propriedade.

Texto do artigo de Isadora Maria Lima da Silva da  UFRB.

 

COMO CHEGAR EM SANTO AMARO

 

Ônibus – empresa Santana e Jauá com saídas da Rodoviária de Salvador.

Carro – via BR 324 e a BA 420, são 80km e gasta-se 1h.

 

HOTÉIS E POUSADAS EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO

 

Da Purificação – 75 3241-4890

Casa Grande – 75 3241-3010

Lobo – 75 3241-1721

 

GASTRONOMIA DO RECÔNCAVO

Maniçoba –  Prato feito da folha da mandioca ralada com diversas carnes.

Sarapatel –  Vísceras de porco cozidas e condimentadas com pimenta.

Xinxim – Galinha cozida com azeite de dendê, camarão seco e cebola.

Efó – Língua de vaca com azeite mostarda, camarão e cebola.

Moquecas de peixe e mariscos

Feijoada

 

SANTAMARENSES ILUSTRES

Assis Valente – Cantor e compositor

Jorge Portugal – Professor, letrista, poeta e compositor

Alberto Guerreiro Ramos – sociólogo e político

Caetano Veloso – cantor, compositor e escritor

Maria Bethânia – cantora e compositora

Amélia Rodrigues – educadora, escritora, teatróloga e poetisa brasileira.

Arlindo Coelho Fragoso – engenheiro formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1885, foi o gestor do sonho de criar na Bahia uma Escola que formasse os engenheiros necessários ao desenvolvimento do Estado e do País.

Dona Edith do Prato – percussionista e cantora brasileira.

Mário Ferreira Leal – engenheiro geógrafo, engenheiro sanitarista, diretor do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador

Theodoro Fernandes Sampaio – engenheiro, geógrafo, escritor e historiador brasileiro.

Tia Ciata (Hilária Batista de Almeida) – foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.

Wanderley Pinho – foi um político brasileiro. Foi por duas vezes prefeito de Salvador, e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), do qual também defendeu a sua criação.

Zilda Paim – educadora, historiadora, folclorista e pintora brasileira, ex-vereadora de sua cidade natal. Foi uma dos maiores especialistas brasileiras em maculelê.

 

FESTAS POPULARES

 

Festa do Senhor Santo Amaro – Comemoração ao Santo, com a realização de novenário e quermesse. (6 a 15 janeiro)

Festa de Nossa Senhora da Purificação – Festa em louvor a Nossa Senhora da Purificação. Uma das mais tradicionais do estado,com novena (conhecida como “novena de Dona Canô”), lavagem do adro da igreja e procissão. (24 de janeiro a 02 fevereiro)

Aniversário da cidade – Data em que se comemora a elevação de Santo Amaro à categoria de cidade. (13 de março)

Bembé do Mercado – Evento comemorativo da assinatura da Lei Áurea. Único candomblé de rua do mundo, com diversas manifestações culturais. (Fim de semana do dia 13 de maio)

Independência da Bahia – Comemoração com cortejo da Cabloca, passagem do fogo simbólico vindo de Cachoeira e desfile de bandas marciais.( 2 de Julho)

Confira este passeio na companhia de Manuela, de 10 anos e moradora de Santo Amaro:

CONHEÇA TAMBÉM:

Cachoeira

Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu

Barra do Paraguaçu

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,551FansLike
688SeguidoresSiga-me
526SeguidoresSiga-me
115InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...


ROTEIROS DE CARRO

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...

Itaparica na Bahia – atrativos culturais e naturais

A Ilha de Itaparica na Bahia, fica pertinho de Salvador e é famosa por suas belezas histórica e natural.  Além disso, é possível fazer...

Roteiro alternativo pelo Vale do São Francisco: praia, lago, uvas e bode!

Se você deseja muito conhecer o Vale do São Francisco e aproveitar o melhor que a região oferece e gastar pouco, este post é...

Aracaju – O que fazer em 2 dias

Aracaju tem a fama de possui a orla mais bonita do Brasil, a orla de Atalaia. E não  é propaganda enganosa não. De fato,...