Salvador tem cantinhos que nos proporcionam experiências incríveis. Um deste locais é a Vila Brandão que fica ali entre o Corredor da Vitória e o Yatch Clube da Bahia. Venha conhecer outra Salvador.
Como chegar
A entrada da Vila Brandão fica ao lado da Igreja da Vitória. Com a construção do Mirante da Mansão Wildberger fica facinho descobrir a entrada da Vila que fica do lado esquerdo de frente pro mar.
Não tem erro e o local é seguro.
Cantinho da Jô na Vila Brandão
Nossa experiência começa pelo paladar que é deliciosamente aguçado pela comida da Jô. Mas o local é um cantinho mesmo, porém aconchegante e com uma vista super bacana. Além disso, o preço é justo e acessível.
Fomos num domingo e chegamos por volta das 13h, assim encontramos mesa com vista pro mar. Mas quem chegou após as 14h, ficou esperando na fila, pois o local é pequeno e simples.
Nosso pedido foi a moqueca de aratu com mamão verde, prato que ficou em segundo lugar no concurso Panela de Bairro promovido pela Rede Bahia, afiliada da Rede Globo.
O único detalhe negativo é o fato da Vila não ter acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida.
Vila Brandão e seus moradores
Após almoço perguntei se havia algum barqueiro que pudesse nos apresentar a Vila e navegar um pouco pela Baía de Todos os Santos, daí dona Jô nos indicou o pescador William (o Galego) que estava ali de boas.
William é filho do pescador mais antigo da Vila. Ele tem uma paixão pelo lugar em que nasceu. Nos mostrou as atividades e melhorias desenvolvidas pelos próprios moradores da Vila que possui mais ou menos umas 60 famílias.
A caminho do píer da Vila, conhecemos dona Gina que é educadora e desenvolve trabalho de artes com as crianças da Comunidade.
Na volta da experiência náutica, conhecemos Marcelo que também é morador e faz uma conexão entre os visitantes e os moradores. Ele administra o perfil no Instagram Vila Brandão.
William mencionou que a especulação imobiliária fica de olho na Vila que já sofreu ordem de desapropriação, mas a Vila resiste e vem se valorizando principalmente com os destaques na mídia local.
Vila Brandão e o mar
Vamos deixar de conversa e vamos navegar. Entramos no barco e seguimos em direção ao Corredor da Vitória … passamos pela famosa Casa Amarela que foi propriedade de cubanos e agora pertence a Mansão Wildberg.
Os diversos píers da Baía de Todos os Santos nos dão uma ideia de que a galera por ali não é fraca não e possui como quintal um lugar magnífico. William nos conta que quando pequeno, só havia 5 píers, hoje contamos por alto uns 10 …
E foi próximo a um destes píers que paramos para tomar banho e com auxílio de um snorkel, que minha amiga Faby levou, pude ver um pouquinho da riqueza do mar.
Presenciei uma cena interessante. Algumas crianças, talvez moradores da Vila Brandão ou da Gamboa, andando pelas pedras, entraram num terreno para pegar manga e se jogaram ao mar como se não houvesse amanhã. Gente, que experiência!
Pôr do sol
Retornamos à Vila e não podíamos deixar de tirar umas fotinhas no flutuante da Associação dos Moradores de Vila Brandão que também é um ótimo lugar para assistir o pôr do sol. Mas ainda era cedo e dava tempo de conhecer a Vila Brandão.
Caminhamos entre becos e vielas recebendo boas vindas dos moradores, sorrisos amigáveis e subimos pro mirante da Mansão Wildberger para contemplar mais um espetáculo da natureza. Assim, terminamos este dia lindo e inesquecível!
Valor? A contribuição é quase voluntária e você acerta com William ( o Galego).
Em Janeiro de 2023 estive novamente na Vila Brandão e o local apresenta outras possibilidades e continua resistindo belamente as mudanças do tempo.
A ideia inicial era almoçar no Cantinho da Jô, porém o movimento intenso do domingo (somado a visibilidade que o estabelecimento ganhou nos últimos anos) compromete a qualidade do atendimento e por isso, resolvemos dar uma olhada melhor na Vila e escolhi o Espaço Cultural Daniel Solis (imaginei que era apenas espaço cultural) e entrei para conhecer o lugar.
Paixão a primeira vista. O ambiente … a vista … o atendimento do garçom Wilson …a comida … o preço acessível … tudo excelente.
O espaço é administrado por Laís (vice presidente da associação de moradores da Vila Brandão) que num bate-papo me contou a trajetória de construção do projeto e como o empoderamento feminino faz diferença para quem vive numa comunidade de resistência.
Após o almoço, fui dar uma olhada na praia que reúne os moradores da Vila e a vizinhança. Na volta, encontrei Wiliam (o Galego) que como sempre me recebe com muita alegria.
Seguem fotos de 2023:
VEJA TAMBÉM:
Gamboa de Baixo, Bar da Mônica e pôr do sol no MAM
Praia da Neves em Ilha de Maré
O que fazer domingo em Salvador: Palacete das Artes, pôr do sol e café
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Quer se hospedar no Recôncavo Baiano com tranquilidade e conforto? Conheça a Casa do Recôncavo .