Conhecida como a Machu Picchu baiana esta pacata Vila é uma preciosidade na Chapada Diamantina. Além de visitar a Vila de Igatu, viemos fazer a Trilha Rampa do Caim que termina com uma vista surpreendente. Mas neste post vamos conhecer apenas a Vila. Vamos lá?
COMO CHEGAR NA VILA DE IGATU
De carro
Saindo de Mucugê são 22km no total e você seguirá para Andaraí e dentro de alguns quilômetros verá a placa indicando Igatu, basta entrar e serão 8km de péssima estrada de terra até a Vila, mas vai carro baixo se não estiver chovendo. Por este caminho você terá esta vista da Vila:
Saindo de Andaraí você segue em direção a Mucugê e após uma curva acentuada, verás uma placa indicando Igatu. Em seguida, entre e suba pela estrada de terra que em alguns trechos será com calçamento de pedras. O caminho é muito bonito.
MINHA SUGESTÃO: Neste sentido (Mucugê-Igatu) é só descida. Caso não tenha carro 4×4, eu recomendo que você entre em Igatu neste sentido, pois será só descida. Para sair da Vila, vá em direção a Andaraí, pois será descida também. Mesmo que a quilometragem seja maior, uns 25km a mais, para quem tem carro baixo o desgaste é menor.
Se for de transporte público, é melhor sair de Andaraí (lotações, vans e moto táxi) e verificar o dia de feira, pois pode surgir uma carona de Andaraí pra Igatu.
E se não quiser ter dor de cabeça com nada, então contrate uma agência de viagens em Andaraí ou Mucugê.
Conseguimos o contato do guia Thiago Novais que mora em Igatu, através do guia Uilian da Mucugê Turismo (recomendo demais!). Assim, nos encontramos com Thiago na Praça de Igatu e fizemos o passeio tranquilamente. Pagamos 170 reais (3 pessoas).
ONDE FICAR NA VILA DE IGATU
Há boas opções na Vila de Igatu, mas achei os preços um pouco elevado em relação a Andaraí e Mucugê, assim preferi ficar em Mucugê visto que íamos para Rio de Contas.
Seguem opções em Igatu:
Hostel Xique Xique
Hostel Igatu
Casa de Retalhos
Flor de Açucena
Pedras de Igatu
Confira no Booking outras opções.
ONDE COMER
Neste quesito a Vila não fica por menos. O guia Thiago nos indicou vários restaurantes, mas nosso tempo era curto e fomos apenas na Galeria de Arte onde tomamos um sorvete e um bom café.
Seguem algumas opções: Água Boa, Vegetariano Mandacaru, Xique Xique e Garimpeiro.
O QUE VER NA VILA DE IGATU
Cachoeira da Califórnia e do Vitorino
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z Blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em
Córrego do Meio
Cachoeira Laranjeiras
Centro Histórico da Vila e Gruta do Verruga, passe fotos:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z Blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em
Trilha Rampa do Caim, passe fotos:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Vaneza com Z Blog de Viagens (@vanezacomz.viagens) em
e tem muito mais.
Muitos dizem que os extraterrestre passeiam pelos céus da Vila de Igatu, assim em dia de lua nova (não tenho certeza) são organizado passeios para avistar as supostas aparições de OVNI’s. Caso tenha interesse, um guia te explica melhor.
VILA DE IGATU E O GARIMPO
“Igatu” é um termo de origem tupi, significando “rio bom”, através da junção dos termos ‘y (água, rio) e katu (bom). Mas a Vila era chamada de Xique Xique de Igatu e chegou a ter cerca de 9 mil habitantes no apogeu do diamante. Hoje a população é de 452 habitantes.
Por toda parte há vestígio do ciclo do diamante, por exemplo, passamos por várias tocas de pedras que eram onde os garimpeiros ficavam. Ao fazer a trilha Rampa do Caim é que caiu a ficha de que o garimpo foi uma atividade desumana e sob regime de escravidão. Além de ser uma atividade que agrediu brutalmente a natureza quando os garimpeiros desviavam o curso de rios para lavar pedras e tentar encontrar diamante. Assim, pensando na maneira como tudo aquilo era conduzido pelos coronéis, chega dar arrepios. Portanto, foi desta maneira que se formaram as vilas e cidades da Chapada Diamantina e esta é a base da sociedade brasileira.
É impossível falar de Igatu sem falar de Chiquinho, o guia mais antigo da Vila e que já se aposentou.
Contato do guia Thiago Novais: 75 98361.1163 (whatsapp)
Por fim, mais um vídeo desta viagem:
E você, tem dicas da Vila de Igatu para compartilhar aqui? Deixe nos comentários. Obrigada!
VEJA TAMBÉM:
Planejamento para o trekking do Vale do Pati
Onde Comer e onde ficar na Chapada Diamantina