A pandemia pode ser um momento para nos aproximarmos da cultura através dos museus. Por isso, vou indicar quatro museus que proporcionam visitas virtuais de modo simples e três museus gratuitos de Salvador para quando for seguro visitá-los.
Museus com tour virtual em Salvador
Começo com o tour virtual do MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia) que fica localizado na Avenida Contorno. A visita virtual inclui a Capela, o Museu e vista da Baía de Todos os Santos durante um pôr do sol. É bem simples de usar e a qualidade das imagens é ótima.
Para fazer o tour virtual do MAM, clique aqui.
O próximo da lista é o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e foi a visita que mais gostei, visto que, cada sala possui um ícone de informação que agregam mais conhecimento durante a experiência. Além disso, fiquei impressionada com a relevância das obras desta que é a mais antiga casa de cultura da Bahia fundada em 13 de maio de 1894 e possui a maior coleção de jornais e maior acervo cartográfico da Bahia.
Para fazer o tour virtual do IGHBA, clique aqui.
Outro museu para sua lista é o Museu da Misericórdia que conta a história da caridade e da saúde na Bahia. Além disso, o tour virtual do Museu da Misericórdia é de alta qualidade com belas imagens e ícones de informação.
Para fazer o tour virtual do Museu da Misericórdia, clique aqui.
Outra experiência imperdível é a do Museu Geológico que levou pro YouTube todos os detalhes de cada sala de exposição. O acervo deste Museu inclui os meteoritos achados na Bahia entre eles a réplica do famoso Bendegó, o maior senderito encontrado no Brasil no sertão da Bahia.
Para fazer o tour virtual do Museu Geológico, clique aqui.
Museus gratuitos em Salvador
Agora, vou sugerir três museus gratuitos em Salvador para você conhecer um pouco da nossa história e desenvolvimento urbano de Salvador.
MAB- Museu de Arte da Bahia
O Museu de Arte Moderna é o primeiro museu da Bahia e possui em seu acervo obras particulares doadas o que inclui mobiliários da época do Brasil Colônia e Império, pinturas de artistas baianos, esculturas e obras sacras. Além disso, o prédio em si é uma obra de arte que antes era um palácio.
Enquanto o museu não abre, clique aqui e saiba mais.
Palácio do Rio Branco
Esta edificação se destaca na Praça Municipal, juntinho ao Elevador Lacerda e alguns nem sabe que o Palácio Rio Branco é um museu que tem visitação guiada gratuita (não sei como ficará no pós pandemia). Mas este prédio possui arquitetura neoclássica que sobreviveu a um incêndio e recebeu Dom Pedro II. Aliás, o que mais empolga os visitantes é a bela vista para Baía de Todos os Santos é linda.
Enquanto o museu não abre, clique aqui e saiba mais.
Museu Abelardo Rodrigues e Galeria Solar Ferrão
O Solar Ferrão foi construído entre o fim do século XVII e início do XVIII, e foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1938. Além disso, possui cinco espaços de visitação: Museu de Arte Sacra, Arte Africana, Plástica Sonoras, Arte Popular e Exposição Permanente.
Enquanto o museu não abre, clique aqui e saiba mais.
Post publicado em 27 de Março de 2015 e atualizado em 02/04/2021.
VEJA TAMBÉM
Roteiro pela Cidade Baixa
Praia das Neves em Ilha de Maré
Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube