Inverno na Bahia – lista de cidades para você curtir o frio

0
218

Embora nosso Estado seja conhecido pelo belo litoral, confira neste post algumas cidades para você curtir o inverno na Bahia. Assim vamos citar algumas cidades do sudeste baiano e da Chapada Diamantina que devido a sua localização geográfica apresentam elevadas altitudes e baixas temperaturas.

1 inverno na bahia

Vale do Capão – Palmeiras – 697 m de altitude

Começamos nossa lista pela Chapada Diamantina com destaque para o Vale do Capão, situado no município de Palmeiras que apresenta algumas das principais cachoeiras da região, entre elas, a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Riachinho, bem como, a Vila Conceição dos Gatos. Mas não para por aí, o Vale do Capão possui uma vila tranquila, restaurantes de comida natural, além de feiras, práticas terapêuticas e apresentações artísticas. Porém, lembre-se que na época chuvosa a estrada de terra que dá acesso a Vila fica bem complicada de transitar, Portanto, informe-se antes com sua hospedagem.

Confira o post – Roteiro de 3 dias pela Chapada Diamantina

2 inverno na bahia

Vitória da Conquista – 923 m de altitude

Esta é a mais famosa cidade do Sudoeste baiano chamada de Suíça baiana e que recebe todos os anos o Festival de Inverno com diversas atrações  musicais. Mas se você, assim como eu, não gosta deste tipo de aglomeração, confira os seguintes atrativos da cidade: Praça Tancredo Neves, Museu Regional de Vitoria da Conquista, Monumento do Cristo Crucificado, Memorial Casa Régis Pacheco e muitos outros que você assiste neste vídeo que encontrei no Youtube.

Mas não esqueça dos famosos doces, sequilhos, chimangos e “avuador” que são vendidos nas feiras de Vitória da Conquista e neste vídeo temos uma ideia da variedade que encontramos por lá. Pra complementar, um bom biscoito pede um excelente café produzido nesta região e a Fazenda Vidigal é uma das favoritas para uma visita que mistura arte e café.

Foto: Joaldo Oliveira

3 inverno na bahia

Mucugê – 983 m de altitude

 

Quando visitei Mucugê neste ano de 2020, estávamos no verão e durante a noite fazia um frio danado. Assim, quando pensei neste post fui conferi a altitude de Mucugê e entendi a situação. Além disso, Mucugê oferece muitas atrações: Cemitério Bizantino, Projeto Sempre Viva e a Cachoeira do Tiburtino, Cachoeira Andorinhas e outras. Mas se você quer aproveitar a noite da cidade, saiba que há restaurantes, hamburguerias e cafés pra todos os públicos.

4 inverno na bahia

Rio de Contas – 999 m de altitude

 

Esta é a minha cidade favorita na Chapada Diamantina e nós a conhecemos em 2020 após 2 dias em Mucugê. O trajeto entre as duas cidades é uma aventura pra ninguém botar defeito que inclui estrada de terra, descendo o Morro Branco, até encontrarmos o município de Jussiape. A partir daí, seguimos por estrada asfaltada e as belezas naturais e culturais de Rio de Contas vale a pena o esforço.

Portanto, não deixe de fazer o trekking a um dos maiores picos do Nordeste: Pico das Almas, Pico do Itobira e Pico do Barbado. Conheça as comunidades quilombola e portuguesa. Coloque na lista um city tour pelo Centro Histórico e conheça o passado de Rio de Contas. E por fim, banhe-se em uma das cachoeiras da região, entre elas, as piscinas naturais da Ponte Coronel e Cachoeira do Fraga.

5 inverno na bahia

Morro do Chapéu – 1011 m de altitude

 

Conhecemos Morro do Chapéu em 2018 (ou seria 2017?) e fomos sem muita informação, porém tínhamos o principal: o contato do guia Gilmar Novais que conhece tudo da região e tem uma simpatia fora do comum. Assim, ele nos apresentou as belezas da região, entre elas, a Cachoeira do Ferro Doido, a Cachoeira do Agreste, a Vila do Ventura, pôr do sol no Morrão e muito mais.

Post completo – Conheça Morro do Chapéu na Bahia

6 inverno na bahia

Ibicoara – 1027 m de altitude

 

Quando lembro da primeira noite que passamos em Ibicoara, a nossa expectativa era de calor, pois estávamos no verão. Mas as noites eram super agradáveis e frescas sem precisar ligar ar condicionado. E como seria o inverno por lá? Bom, não sei, mas queria refazer o trajeto para visitar a Cachoeira da Fumacinha e a do Buracão se as condições meteorológicas permitissem.

Dois posts pra quem quer visitar Ibicoara: Trilha da Fumacinha e Trilha do Buracão

7 inverno na bahia

Piatã – 1268 m de altitude

 

Por último, a cidade literalmente top da Bahia, a nossa querida Piatã. Os atrativos mais conhecidos de lá são as fazendas de café, Cachoeiras do Cochó e do Patrício, esportes radicais e acesso ao Pico do Barbado que fica na cidade de Abaíra. As temperaturas podem chegar a 3 graus e o clima é o convite para deliciar um bom café e boa culinária da região.

Foto: Wikipedia

Menciono também a cidade de Maracás com 964 m de altitude, conhecida como cidade das flores, localizada no Vale do Jequiriçá que oferece vários atrativos do Turismo Rural.

Quais são as outras cidades para curtir o inverno na Bahia?

Siga o blog Vaneza com Z nas redes sociais: InstagramFacebook, PinterestYoutube

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome