Trilha Rampa do Caim – Vila de Igatu Chapada Diamantina

2290
trilha rampa do caim igatu

Continuando nosso passeio pela Vila de Igatu, agora é hora da Trilha Rampa do Caim que nos leva ao mirante do Vale do Pati. Portanto, é uma trilha que nos revela muito sobre a flora da Chapada Diamantina, mas não tem moleza aqui não viu, rsrs.

Trilha Rampa do caim – saída

A saída é da Vila de Igatu e para chegar até esta Vila recomendo a leitura do post Vila de Igatu e seus atrativos, pois a estrada não é das melhores e requer atenção. Mas o esforço vale a pena!

Trajeto

Começamos a trilhar por volta das 9h e chegamos ao mirante da Rampa do Caim após 3:30h de caminhada. Enquanto trilhávamos, o guia Thiago nos apresentou a flora e fauna do local e também explicou sobre a atividade garimpeira na Vila. E porque o nome Caim? Era um garimpeiro chamado Caim que atuava nesta área durante muitos anos.

vestígio do garimpo

Em meio ao passado triste do garimpo, ao nosso redor tudo é flor. Sim, ao passo que subimos a “rampa” entramos num verdadeiro orquidário. Gente, que maravilha! Além das orquídeas há outras espécies de flores, uma mais linda que outra. Assim, tenho uma opinião que o lugar de flores é em seu habitat natural. Deixem as flores serem felizes no canto delas, rsrs.

orquídeas
rainha da chapada
jardim das bromélias

sempre viva
raio de sol
orquídeas

Depois de algumas paradas para lanchar e o corpo já acabado, chegamos ao mirante da Rampa do Caim e que visão meus amigos! Imaginar que eu já estive do outro lado no Mirante da Janela no Morro do Castelo ao fazer a trilha do Vale do Pati. Muita emoção!

parte do Vale do Pati e rio Lapinha
Rio Paraguaçú

ao fundo, o mirante da Rampa do Caim

Trilha Rampa do Caim – retorno

Descansamos e retornamos pra Vila, mas antes passamos na Gruna do Verruga para um banho refrescante. Gruna é um buraco na rocha feito pelo homem, já a gruta é um buraco feito pela natureza. Paga-se 5 reais por pessoa e a gente fica o tempo que quiser.

Gruna Verruga
trilha rampa do caim igatu bahia
um banho refrescante

Agora refrescados, seguimos para a Galeria de Arte onde tomamos um sorvete e um café muito gostoso para despertar. Gostamos do espaço bem arborizado e organizado. Cobra-se 5 reais para visitação, mas acho que deveria ser gratuito. Não vi motivo para a cobrança, pois acredito que incentivar o consumo é mais proveitoso tanto para o turista como para o estabelecimento.

Voltamos para a Vila  seguimos pra Mucugê. Assim, conhecemos a Vila de Igatu e a Trilha Rampa do Caim, dois belos atrativos desta maravilhosa Bahia!

Como conseguimos o guia? Foi o Uilian da Agência Mucugê Turismo que indicou o guia Thiago Novais – 75 98361.1163 (whatsapp) que mora na Vila de Igatu. Valor:170 reais para 3 pessoas.

Confira o vídeo desta trilha: