Continuando nosso passeio pela Vila de Igatu, agora é hora da Trilha Rampa do Caim que nos leva ao mirante do Vale do Pati. Portanto, é uma trilha que nos revela muito sobre a flora da Chapada Diamantina, mas não tem moleza aqui não viu, rsrs.
Trilha Rampa do caim – saída
A saída é da Vila de Igatu e para chegar até esta Vila recomendo a leitura do post Vila de Igatu e seus atrativos, pois a estrada não é das melhores e requer atenção. Mas o esforço vale a pena!
Trajeto
Começamos a trilhar por volta das 9h e chegamos ao mirante da Rampa do Caim após 3:30h de caminhada. Enquanto trilhávamos, o guia Thiago nos apresentou a flora e fauna do local e também explicou sobre a atividade garimpeira na Vila. E porque o nome Caim? Era um garimpeiro chamado Caim que atuava nesta área durante muitos anos.
Em meio ao passado triste do garimpo, ao nosso redor tudo é flor. Sim, ao passo que subimos a “rampa” entramos num verdadeiro orquidário. Gente, que maravilha! Além das orquídeas há outras espécies de flores, uma mais linda que outra. Assim, tenho uma opinião que o lugar de flores é em seu habitat natural. Deixem as flores serem felizes no canto delas, rsrs.
Depois de algumas paradas para lanchar e o corpo já acabado, chegamos ao mirante da Rampa do Caim e que visão meus amigos! Imaginar que eu já estive do outro lado no Mirante da Janela no Morro do Castelo ao fazer a trilha do Vale do Pati. Muita emoção!
Trilha Rampa do Caim – retorno
Descansamos e retornamos pra Vila, mas antes passamos na Gruna do Verruga para um banho refrescante. Gruna é um buraco na rocha feito pelo homem, já a gruta é um buraco feito pela natureza. Paga-se 5 reais por pessoa e a gente fica o tempo que quiser.
Agora refrescados, seguimos para a Galeria de Arte onde tomamos um sorvete e um café muito gostoso para despertar. Gostamos do espaço bem arborizado e organizado. Cobra-se 5 reais para visitação, mas acho que deveria ser gratuito. Não vi motivo para a cobrança, pois acredito que incentivar o consumo é mais proveitoso tanto para o turista como para o estabelecimento.
Voltamos para a Vila seguimos pra Mucugê. Assim, conhecemos a Vila de Igatu e a Trilha Rampa do Caim, dois belos atrativos desta maravilhosa Bahia!
Como conseguimos o guia? Foi o Uilian da Agência Mucugê Turismo que indicou o guia Thiago Novais – 75 98361.1163 (whatsapp) que mora na Vila de Igatu. Valor:170 reais para 3 pessoas.
Confira o vídeo desta trilha:
VEJA TAMBÉM:
Trilha da Cachoeira da Fumacinha
Cemitério Bizantino (Santa Izabel) em Mucugê
Onde comer e onde ficar na Chapada Diamantina