INÍCIO Bahia Os melhores destinos de Ecoturismo na Bahia

Os melhores destinos de Ecoturismo na Bahia

Meus destinos favoritos são os destinos de ecoturismo na Bahia. E neste post vou alistar algumas atrações que vale muito a pena conhecer e que não custam muito. Por isso, planeje-se e junte sua turma.

O que é Ecoturismo?

Antes de citar os destinos de ecoturismo na Bahia apresento, de maneira breve, algumas noções do que é ecoturismo.

Alguns afirmam que o ecoturismo surgiu nos séculos XVI e XVII quando naturalistas foram em busca de informações  sobre fauna e flora em terras colonizadas. Outros dizem que o ecoturismo surge com a inauguração dos parques nacionais de Yellowstone e Yosemite (EUA) que receberam os primeiros ecoturistas.

destinos de ecoturismo na bahia
piscinas naturais da Ponte do Coronel, Rio de Contas

Assim o termo foi definido pelo Grupo de Trabalho Interministerial em Ecoturismo como:

um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas

Perceba que o ecoturismo estar inserido no desenvolvimento sustentável vinculado a educação ambiental sem deixar de lado os aspectos sociais das populações vizinhas. Portanto, listarei apenas destinos que eu conheço e que estão atrelados muito mais ao desenvolvimento sustentável que ao ecoturismo de mercado.

Para aprofundamento do tema, recomendo a leitura do artigo “Afinal, o que é Ecoturismo?”

destinos de ecoturismo na bahia
Cachoeira do Fraga, Rio de Contas

Destinos de ecoturismo – Costa dos Coqueiros

Praia do Forte

Você pode conhecer a história da primeira edificação em estilo medieval das Américas visitando o Castelo Garcia d’Àvila ou fazer uma trilha pela Reserva Sapiranga e passar o dia a beira do Rio Pojuca.

destinos de ecoturismo na bahia
Reserva Sapiranga, Mata de São João

Mas se o que você quer é praia mesmo, que tal ver peixinhos nas Piscinas naturais da Praia do Lord? E para se exercitar, conheça o Parque Klaus Peter pedalando entre a natureza e pra fechar com chave de ouro prove uma bela Lagosta na brasa no Point do Folha , ao lado do Tivoli Resort.

No entanto, não deixe de fora o famoso Projeto Tamar que faz um excelente trabalho de educação ambiental e de preservação das tartarugas.

E se você não tem muito tempo para tudo isso? Então faça um  bate volta saindo de Salvador.

destinos de ecoturismo na bahia
Projeto Tamar, Praia do Forte

Caminhos do Sertão

Canudos e Euclides da Cunha

A atividade relacionada ao Ecoturismo que destaco no sertão da Bahia é a observação das araras azul de lear (única no sertão da Bahia) em seu habitat natural de alimentação. Esta atividade que fomenta a preservação da espécie é desenvolvida pelo guia de aves Lourinho Reis em Euclides da Cunha.

Caso queira juntar ecoturismo com turismo cultural, conheça o Parque Estadual de Canudos que oferece aos vistantes a oportunidade de aprender in loco sobre uma das guerras mais sangrentas na época republicana do Brasil que foi a Guerra de Canudos.

destinos de ecoturismo na bahia
Arara azul de lear em Euclides da Cunha

Destinos de ecoturismo – Caminhos do Oeste

Os destinos oficiais de ecoturismo desta região são Barreiras e São Desidério. Mas convido você a conhecer uma cidade a beira do Rio Grande que possui ingredientes necessários para configurar como um destino de ecoturismo na Bahia.

destinos de ecoturismo na bahia
Barra, Bahia

Refiro-me a Barra ( do Rio Grande), uma cidade que possui um conjunto arquitetônico lindo, uma localização privilegiada, bem no encontro do Rio Grande com o Rio São Francisco, bem como uma área de dunas a beira do Velho Chico chamada de Dunas da Geléia, no povoado de Icatú, além de várias comunidades tradicionais ao longo do caminho.

destinos de ecoturismo na bahia
Dunas da Geléia, Barra

Baía de Todos os Santos

O leque de oportunidades que a segunda maior baía do mundo oferece ao ecoturista é infinito. Podemos fazer um passeio de barco até Ilha dos Frades e visitar diversas praias, entre elas, a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe que possui bandeira azul devido a qualidade da água.

destinos de ecoturismo na bahia
Ilha dos Frades

Mas podemos também visitar comunidades tradicionais como Maragogipinho que recebeu menção honrosa como o maior centro cerâmico da América Latina. Em seguida, visitamos a cidade de Jaguaripe (embora seja parte do Recôncavo Baiano) e por fim, a praia da Ponta do Garcez  que limita a Baía de Todos os Santos.

destinos de ecoturismo na bahia
Ponta do Garcez, Jaguaripe

Outra comunidade tradicional inserida no ecoturismo é a Ilha de Matarandiba bem pertinho da Ilha de Itaparica que é considerada um santuário ecológico onde podemos fazer trilhas e mergulhos com a Organização Pró Mar que incentiva a educação ambiental na Ilha.

destinos de ecoturismo na bahia
vida marinha no recifes das Pinaúnas, Ilha de Itaparica

Destinos de Ecoturismo – Chapada Diamantina

Este não é só um dos melhores destinos de ecoturismo na Bahia, mas é o melhor destino do Brasil para o ecoturismo de baixo custo, interativo, de preservação e educação ambiental.

Na Chapada Diamantina você pode conhecer as melhores cachoeiras do Brasil como Cachoeira da Fumaça, Fumacinha, Buracão e Sossego. Contudo, se você quer conhecer projetos de preservação ambiental, então visite o Projeto Sempre Viva em Mucugê.

destinos de ecoturismo na bahia
Cachoeira do Sossego

Mas se quiser interação com as comunidades tradicionais, visite a Comunidade quilombola do Remanso ao fazer o passeio pelo mini Pantanal Marimbus. E se o objetivo é  mergulhar na história do garimpo do ouro e do diamante, então conheça a cidade de Rio de Contas e a Vila de Igatu  e de quebra faça a trilha da Rampa do Caim.

 

destinos de ecoturismo na bahia
Mirante da Rampa do Caim , Igatu

Porém se você é adepto ao trekking, deixo aqui duas belíssimas opções. Uma é o trekking mais bonito do mundo, o Vale do Pati. Outra opção é a cidade de Rio de Contas de onde partem trekkings aos maiores picos do Brasil, o Pico do Barbado, Pico das Almas e Pico do Itobira (fizemos este), mas confira também as belíssima cachoeiras e poços da cidade. Assim, considero Rio de Contas a cidade do ecoturismo na Chapada Diamantina.

destinos de ecoturismo na bahia
Pico do Itobira, Rio de Contas

No entanto, se quer aprender sobre a flora da Chapada Diamantina, então Morro do Chapéu é um destino imperdível. Digamos que Morro do Chapéu é um jardim natural a céu aberto e com belíssimos atrativos, tais como: Cachoeira do Ferro Doido, Buraco do Possidônio, Cachoeira do Agreste e muito mais.

destinos de ecoturismo na bahia
Cachoeira do Agreste, rio Jacuípe, Morro do Chapéu

Outros destinos de ecoturismo na Bahia

Boipeba
Barra Grande
Arraial d’Ajuda
Itacaré
Caraíva

destinos de ecoturismo na bahia
Pôr do sol em Caraíva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Ecoturismo pelo Mundo, confira os textos de outros blogueiros:

Orientando-se pelo MundoParque Nacional do Itatiaia – RJ

17 COMENTÁRIOS

    • Olá Alberto!

      No link que direciona ao post sobre Matarandiba menciono o Viver Tur. É quase impossível falar de Matarandiba sem mencionar o projeto Viver Tur.

      A ong que menciono é cá em Mar Grande. Coisas diferentes.

      E seu blog é uma excelente fonte de consulta para o turismo cultural, solidário e sustentável. Já favoritei aqui.

      Muito obrigada pela visita e comentário, abraços!

Deixe seu comentário:

Por favor, comente!
Coloque seu nome

3,599FansLike
688SeguidoresSiga-me
558SeguidoresSiga-me
119InscritosInscreva-se

MAIS VISTOS

Praia das Neves em Ilha de Maré – venha conhecer!

A Praia das Neves em Ilha de Maré é uma boa opção para quem quer passar o dia numa praia com águas claríssima e...

Ilha dos Frades: não deixe de conhecer!

Este é um destino obrigatório para quem vem à Salvador e gosta de praia. A Ilha possui uma praia com bandeira azul, que é...

Dunas do Velho Chico, uma praia em Casa Nova Bahia

Dunas do Velho Chico fica na cidade de Casa Nova, região do Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Anteriormente, a cidade de Casa...

Como chegar em Boipeba na Bahia: carro, ônibus, barco e avião

Boipeba é um dos paraísos baianos mais cobiçados do Brasil, mas muitos desistem de colocar no roteiro pois acham complicado o trajeto até lá....


ROTEIROS DE CARRO

Praia de Elafonisi na Ilha de Creta Grécia – como chegar e onde comer

Em suas pesquisas você talvez percebeu que a Ilha de Creta possui as praias mais lindas da Grécia. Assim, ficamos encantadas com a beleza...

Praia Balos (Balos Lagoon) na Ilha de Creta Grécia

No primeiro dia da nossa viagem na Ilha de Creta, conhecemos as praias ao sul da Ilha, ou seja, as praias de Plakiás. Neste...

Cemitério Bizantino (Santa Izabel) em Mucugê na Chapada Diamantina

Em uma de nossas viagens à Chapada Diamantina tivemos a oportunidade de conhecer o Cemitério Bizantino de Mucugê que é um atrativo gratuito e...

Roteiro Ilha de Itaparica na Bahia – 4 dias

Agora sim! Depois de apresentar cada lugarzinho lindo da Ilha, vamos ao nosso roteiro pela Ilha de Itaparica. Mas lembre-se que não é necessário...